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BNCC, CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E INQUIETAÇÕES DOCENTES
Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
Este trabalho visa tecer algumas reflexões sobre os desafios e as problemáticas decorrentes da aprovação e promulgação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, no âmbito dos Anos iniciais do Ensino Fundamental e na área da Matemática e suas Tecnologias. Essa proposta se insere no contexto de um projeto de pesquisa aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que visa desenvolver processos de formação continuada em Ciências da Natureza e Matemática que estejam sintonizados com as necessidades formativas e inquietações anunciadas por professores e professoras. Docentes de Anos Iniciais de três escolas participaram de reuniões de debate em 2020 e responderam a um questionário on-line. Por meio dessas estratégias, foi possível mapear suas inquietações iniciais. A preocupação com conteúdos e com a quantidade de habilidades a trabalhar foram os aspectos mais citados. Quanto aos objetos de conhecimento, aqueles ligados às Unidades Temáticas de Álgebra e Geometria são os que mais preocupam os docentes. Essa constatação pode ser explicada pelo fato de que tais conteúdos não fazem parte da formação do professor dos anos iniciais. Além disso, a BNCC, da forma como está redigida, não traz indicativos de como o professor poderia explorar tais conteúdos disciplinares nesse nível de ensino.
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