Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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UM OLHAR NA IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA PROPOSTA DO NOVOTEC INTEGRADO DA ESCOLA TÉCNICA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLAUDEMIR MONTEIRO LIMA, Deise Aparecida Peralta

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 3
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 17-06-2021

Resumo


Desde o decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que permitiu o retorno do Ensino Médio Integrado ao Técnico até a lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que possibilitou novos arranjos curriculares de forma integrada entre o Ensino Médio e Técnico, vivemos mudanças no Ensino Médio Profissional das Escolas Técnicas da rede do Centro Paula Souza do governo do Estado de São Paulo. Neste momento a instituição protagoniza um momento de grande expansão do Ensino Médio Integrado ao Técnico com a denominação de Novotec Integrado. E nesse cenário, esta pesquisa de mestrado analisou a racionalidade subjacente à implantação do Novotec Integrado, focadas as relações que se estabelecem com a Matemática no currículo, o discurso expresso nos documentos oficiais do Centro Paula Souza e as discussões promovidas em um grupo de professores que atuam nos cursos implantados, segundos os pressupostos habermasianos do Agir Comunicativo. A pesquisa é realizada em uma Escola Técnica Estadual(Etec) que implantou, em 2020, o Novotec Integrado em dois cursos distintos: Ensino Médio com habilitação de Técnico em Administração e Ensino Médio com habilitação de Técnico em Marketing, organizados de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Em termos metodológicos foi realizado um levantamento dos documentos que orientam essa implantação curricular e formado um grupo de discussão com a participação de cinco docentes que atuam nos cursos, na qual foi realizado duas reuniões pautadas nos princípios da Teoria da Ação Comunicativa. Entre os resultados, temos a análise teórica dos documentos da proposta de implantação curricular pautada na racionalidade instrumental, orientada a fins e sem espaços para participação dos profissionais da escola na elaboração da proposta.


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