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QUESTÕES DE CLASSE, GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS: O QUE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA TEM A VER COM ISSO?
Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 1
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
Esse artigo apresenta alguns recortes das análises iniciais do material organizado para a pesquisa de doutorado em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que vem sendo realizada desde 2018. A pesquisa busca, por meio da caixa de ferramentas de Michel Foucault, mapear as subjetividades que constituem o estudante do Ensino Médio ou Ensino Superior que sofre algum processo de exclusão pela Matemática. O material da pesquisa é composto por textualizações de entrevistas com alunos que cursam a dependência da disciplina de matemática de cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio e por alunos evadidos do curso de Licenciatura em Matemática, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus de Urutaí. Os primeiros resultados mostraram que questões relacionadas à classe, gênero e étnico-raciais compõem o complexo mosaico de subjetividades que foram produzidas e produzem os estudantes entrevistados. Nesse sentido, esse texto mostra algumas ideias iniciais na direção de que é necessário pensar o currículo de matemática para além de conteúdos e técnicas voltadas para o ensino e a aprendizagem, mas como prática discursiva e cultural, emaranhada por questões políticas e sociais.
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