Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS VOLUME DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO
Marília da Costa, Clarissa de Assis Olgin

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 5
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 18-06-2021

Resumo


Apresenta-se o desenvolvimento de uma pesquisa referente ao uso das Tecnologias Digitais na resolução de situações-problema envolvendo o conteúdo de Integral Definida para o cálculo do volume dos sólidos de revolução. O objetivo dessa pesquisa é investigar quais as contribuições do uso das Tecnologias na disciplina de Cálculo, especificamente, na aplicação da integral definida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise interpretativa e descritiva para compreensão dos dados. O referencial teórico que subsidiou a investigação pautou-se nas Tecnologias e no ensino do cálculo diferencial e integral, para a elaboração de situações de ensino aplicadas no ensino superior para o desenvolvimento do conteúdo da integral definida. Buscando trabalhar as tecnologias no Ensino Superior de modo a contribuir para aprendizagem da integral definida elaborou-se uma situação problema envolvendo o conteúdo de Sólidos de Revolução, abordado na disciplina de Cálculo, em que os alunos eram instigados a utilizar seus conhecimentos matemáticos para a resolução do problema proposto, podendo utilizar os recursos do software GeoGebra. A atividade desenvolvida propiciou aos estudantes ampliar o conhecimento com relação aos cálculos envolvendo sólidos de revolução e contato com os recursos do software GeoGebra.

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