Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 02-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão da literatura comtemplando a formação continuada de professores sobre a temática: O Ensino dos Números Racionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Percebendo que esse tema tem grande relevância, pois sabe-se das dificuldades apontadas em relação ao ensino e também a aprendizagem dos Números Racionais em suas representações, entendendo que essas dificuldades começam a emergir já nos primeiros anos de ensino desse conteúdo. A pesquisa é parte integrada da dissertação de mestrado intitulada: Uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo os números racionais. Esse estudo objetivou investigar o tema formação continuada de professores para o ensino de frações, buscando conhecer as pesquisas brasileiras nos anos de 2015 a 2020 e os referenciais teóricos que sustentam as discussões a respeito dessa temática. Dessa forma, inicialmente apresenta-se a fundamentação teórica, que traz um breve contexto histórico sobre a formação de professores no Brasil e a questão da formação continuada a partir de pesquisadores como Oliveira, Mendes Sobrinho, Nóvoa e Imbernón, bem como a revisão de literatura realizada. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa teve enfoque qualitativo do tipo documental, onde foram encontrados e analisados três estudos, no portal da CAPES, os quais estavam diretamente alinhados a temática proposta. A análise das pesquisas elencadas, apontaram para dificuldades encontradas pelos professores quanto ao ensino nos Números Racionais e a eminente necessidade de pesquisas e formação continuada envolvendo esse conteúdo, com os professores dos anos iniciais.
Palavras Chaves: Educação Matemática. Formação continuada de professores. Ensino de frações. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.