Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, UMA NECESSIDADE PARA OS TEMPOS ATUAIS
BRUNA MARIELI REINHEIMER, CLARISSA DE ASSIS OLGIN

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 02-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 10-05-2021

Resumo


Esse artigo tem por finalidade abordar a questão da formação continuada de professores de Matemática, com ênfase no Ensino de Geometria. Tendo em vista que se trata de um recorte de uma dissertação de mestrado que busca explanar sobre a formação de professores em Geometria, com intuito de identificar as contribuições de se trabalhar colaborativamente nas formações continuadas de professores. Bem como promover formações que contemplem as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Geometria, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Portanto, esse artigo trará primeiramente uma revisão de literatura feita no ano de 2019, a fim de identificar o que já vinha sendo pesquisado acerca das formações continuadas de professores de Matemática, bem como em seguida traz parte dos pressupostos teóricos utilizados para fundamentação teórica de tal pesquisa.  Portanto, a revisão de literatura sobre o tema dessa investigação mostrou que há uma necessidade de se promover formações continuadas voltadas especificamente aos professores de Matemática, que contemplem as inquietudes dos alunos e as novas exigências dos documentos curriculares.


Texto completo: PDF