Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA COMPARAÇÃO DOS PCN E A BNCC
Eduardo Vinicius Costa, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 3
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 30-05-2021

Resumo


O trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa documental que teve por objetivo analisar e comparar as orientações propostas para o ensino de Geometria Espacial, e o uso das Tecnologias, nos anos finais do Ensino Fundamental. Os documentos estudados foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), examinados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A investigação foi conduzida pela Análise de Conteúdo de Bardin, a qual buscou identificar as congruências e os contrastes entre os dois documentos, no que tange aos conteúdos de Geometria e o uso de Tecnologias. Os resultados indicam mudanças relacionadas às habilidades, ao bloco temático, à organização, ao Conhecimento Matemático, ao Pensamento Geométrico, à apresentação dos conteúdos e à inserção de ferramentas tecnológicas.

Texto completo: PDF