Local da conferência
-
GoogleMeeting
-
Sala 1
Acesse - http://meet.google.com/cpq-sybq-iun
-
Sala 2
Acesse - http://meet.google.com/tek-ztqb-xwm
-
Sala 3
Acesse - http://meet.google.com/quh-uygh-vyr
-
Sala 4
Acesse - http://meet.google.com/bvw-cobd-zdn
-
Sala 5
Acesse - http://meet.google.com/mym-zfzi-hnv
-
Sala 6
Acesse - http://meet.google.com/eme-epge-ivx
-
Sala 1
Agenda da Conferência
31-05-2021
14:00
- Abertura: Educação Matemática e a falta que a escola faz. Qual currículo? (Vinício Macedo Santos)
15:30
-
Danielle dos Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber, OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL–GEOE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Sala: Sala 6 -
Charlani Ferreira Batista Rafael, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, INSERÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA RESOLVER TAREFAS MATEMÁTICAS
Sala: Sala 6 -
Fabiane Fischer Figueiredo, Leandro Antonio Recalcati, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, A (RE)FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA
Sala: Sala 5 -
Miriam Ferrazza Heck, Carmen Tereza Kaiber, A GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS CURRICULARES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO À BNCC
Sala: Sala 2 -
Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, BNCC, CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E INQUIETAÇÕES DOCENTES
Sala: Sala 4 -
CAROLINA ARANHA, A MATEMÁTICA NO E DO CAMPO: um relato de experiência da disciplina de matemática básica do curso de Licenciatura em Educação do Campo – CNM
Sala: Sala 4 -
Júlio César Augusto do Valle, Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática
Sala: Sala 1 -
Fabiane Fischer Figueiredo, O DESIGN DE PROBLEMAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Sala: Sala 5 -
Fernando Rosso, Arno Bayer, AS RELAÇÕES DO CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO NO CURRÍCULO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO/RS (1967 – 1983).
Sala: Sala 2 -
Luzielli Franceschi, Adriana Richit, DESENVOLVIMENTO CURRICULAR A PARTIR DOS ESTUDOS DE AULA (LESSON STUDY)
Sala: Sala 1 -
Santa Otani, O COMPONENTE CURRICULAR DE MATEMÁTICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ANOS INICIAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS
Sala: Sala 2 -
Ewellen Tenório de Lima, COMBINATÓRIA NOS ANOS FINAIS: O CURRÍCULO PRESCRITO PRÉ E PÓS BNCC
Sala: Sala 2 -
Cleber Dias da Costa Neto, Victor Giraldo, DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS SOBRE DISPUTAS DOCENTES NO TERRITÓRIO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Sala: Sala 4 -
Ricardo Gomes Assunção, Marcio Antonio da Silva, QUESTÕES DE CLASSE, GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS: O QUE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA TEM A VER COM ISSO?
Sala: Sala 1 -
Anderson Ribeiro Souza, Hian Melo Aragao, Charlani Ferreira Batista Rafael, DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA PROVA BRASIL CONSIDERANDO OS NÍVEIS DE DEMANDA COGNITIVAS DAS TAREFAS
Sala: Sala 6 -
Jonata Souza dos Santos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, A TEMÁTICA DERIVADAS NO ENSINO SUPERIOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA
Sala: Sala 6 -
Ana Paula Krein Muller, Marli Teresinha Quartieri, ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Sala: Sala 4 -
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlis Geller, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Sala: Sala 6 -
Bárbara Elisa Kranz, Clarissa de Assis Olgin, CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO MÉDIO
Sala: Sala 1 -
Lucca Castro Ramos Antunes, Clarissa de Assis Olgin, Educação Financeira no Ensino: uma revisão de literatura na plataforma da Capes de 2010 a 2018
Sala: Sala 1 -
Stephanie da Silva Trindade, Elisabete Zardo Burigo, AS ABORDAGENS DOS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMERO RACIONAL PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Sala: Sala 3 -
Alexandre Ausani Huff, Arno Bayer, A IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS DE FORMAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Sala: Sala 3 -
Antonio Resende Gutemberg, A TRIGONOMETRIA NO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- IFPB- CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
Sala: Sala 6 -
Joseane Marques Flores, Thais dos Santos Amaral, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ATIVIDADES LÚDICAS COM O SOFTWARE JCLIC
Sala: Sala 5 -
Elson Luciano Weber, Clarissa de Assis Olgin, METODOLOGIA DE ENSINO SALA DE AULA INVERTIDA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Sala: Sala 5 -
Diego de Vargas Matos, SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Sala: Sala 4 -
Adriana Camejo Silva, Daniela de Souza Garcia Amodio Pereira, O ESTÍMULO AO PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA METANÁLISE
Sala: Sala 1 -
Fabiana Santos Cotrim, O CONHECIMENTO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO TOMANDO COMO REFERÊNCIA O CURRÍCULO
Sala: Sala 4 -
Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi, A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
Sala: Sala 2 -
Júlio César Gomes de Oliveira, Marcio Antonio da Silva, PENSANDO UM TIPO DE ENSINO PROPOSTO PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA EM UMA ABORDAGEM FOUCAULTIANA
Sala: Sala 1 -
Clarissa Coragem Ballejo, PROBABILIDADE NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS PROPOSTOS PELA ESPANHA E PELO BRASIL A PARTIR DO NCTM
Sala: Sala 2 -
Nilza Machado, Elenilton Godoy, O CURRÍCULO OCULTO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA
Sala: Sala 3 -
Luiz Fernando da Silva, A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO
Sala: Sala 3
01-06-2021
09:00
-
Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer, UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE HABILIDADES PARA A LITERACIA DIGITAL EM UM CURRÍCULO VOLTADO ÀS TECNOLOGIAS
Sala: Sala 1 -
CLAUDEMIR MONTEIRO LIMA, Deise Aparecida Peralta, UM OLHAR NA IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA PROPOSTA DO NOVOTEC INTEGRADO DA ESCOLA TÉCNICA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Sala: Sala 3 -
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA, OS POLIEDROS DE PLATÃO E OS ELEMENTOS DO UNIVERSO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Sala: Sala 5 -
Nícolas Giovani Rosa, Elisabete Zardo Búrigo, TEORIA DOS CONJUNTOS NO CURRÍCULO DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO DE 1º GRAU DO RIO GRANDE DO SUL DE 1972
Sala: Sala 3 -
Ana Paula de Souza Colling, Marlise Geller, Adaptações curriculares em Matemática para uma aluna com Síndrome de Jacobsen
Sala: Sala 3 -
Débora Luana Kurz, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Sala: Sala 1 -
Bruna Santos de Souza, ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESPAÇO DE ESCUTA, TROCA E RESSIGNIFICAÇÕES
Sala: Sala 3 -
Fabiana Caldeira Damasco, CLAUDIA LISETE OLIVEIRA GROENWALD, A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO: APLICADA A TEMÁTICA EQUAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Sala 4 -
Cristiano Cardozo Dória, Luciana Neves Nunes, PRIMEIROS PASSOS EM ESTATÍSTICA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA UTILIZAREM EM UM PROJETO DE PESQUISA ESCOLAR
Sala: Sala 5 -
FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, ADRIANO VARGAS FREITAS, JÚLIO CÉSAR DE MOURA DIAS, PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE AS “GRADES E TRANCAS” QUE TENSIONAM OS CURRÍCULOS NA EJA
Sala: Sala 4 -
Arrigo Fontana, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM EM SITUAÇÕES-PROBLEMA EMPRESARIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Sala: Sala 5 -
José Ricardo Ledur, Renato Pires dos Santos, LITERACIAS E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO SÉCULO XXI
Sala: Sala 5 -
Eduardo Vinicius Costa, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA COMPARAÇÃO DOS PCN E A BNCC
Sala: Sala 3 -
Dirlene Melo Santa Maria, Greiciane Gubert da Silva, Neida Teresinha da Silva, Rossano André Dal Farra, INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Sala 1 -
Isabel Cristina Machado de Lara, Valdirene Teixeira Flor Viana, PRÁTICAS CULTURAIS E JOGOS DE LINGUAGEM: A ETNOMATEMÁTICA COMO MÉTODO DE PESQUISA E ENSINO PARA O DESENVOLVENDO DE ALGUMAS COMPETÊNCIAS PREVISTAS NA BNCC
Sala: Sala 5 -
Flavio Augusto Leite Taveira, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE REFORMA CURRICULAR: A PRODUÇÃO DAS ÚLTIMAS CINCO EDIÇÕES DO ENEM, SIPEM E FNCM
Sala: Sala 4 -
Marluce Albring Coutinho, Elisabete Zardo Búrigo, O currículo no cotidiano de uma turma da Educação de Jovens e Adultos
Sala: Sala 2 -
Vinicius Carvalho Beck, As Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática no Rio Grande do Sul
Sala: Sala 4 -
Vinicius Carvalho Beck, Liane Blank Schneider, Deiviti Gustavo Moreira de Candia, Simulação Virtual das Propriedades das Parábolas como Estratégia Didática na Formação de Professores
Sala: Sala 4 -
Malcus Cassiano Kuhn, A multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Sala: Sala 2 -
Marília da Costa, Clarissa de Assis Olgin, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS VOLUME DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO
Sala: Sala 5 -
Clarissa de Assis Olgin, Carolina de Moura, Thamirys Soares Navarro, Kimberlyn Richesky Bastos, EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DOS LIVROS DIDÁTICOS AO POWERPOINT
Sala: Sala 1 -
Dirlene Melo Santa Maria, INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Sala 1 -
Helcio Padilha Soares Padilha Junior, Ellen Camila Ferreira, METODOLOGIAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM DIÁLOGO ENTRE A BNCC E A FORMAÇÃO DOCENTE – A EXPERIÊNCIA DE JAGUARIAÍVA-PR
Sala: Sala 4 -
Diego de Vargas Matos, UMA PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Sala: Sala 3 -
Elen Klimeck Brauner, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Recursos Didáticos para um ambiente inovador de aprendizagem em educação Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental
Sala: Sala 2 -
Priscila Monte Alegre Martins, Adriana Camejo da Silva Aroma, ENSINO DE NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE FILOGENÉTICA
Sala: Sala 2 -
Malcus Cassiano Kuhn, Estatística no Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Estatística Crítica
Sala: Sala 2
14:00
-
Painéis:
14h às 15:30h - O papel do Livro didático no Currículo de Matemática (Kátia Lima; Vanessa Franco Neto)
15:30h as 17h – Estudos comparativos e o currículo de Matemática (Harryson Júnior Lessa Gonçalves; Deise Aparecida Peralta; Wagner Barbosa de Lima Palanch; Ana Lucia Braz Dias)
17h as 18:30h – Ensino de Ciências: formação estética, pedagogias, ecologias e experimentações em sala de aula. (Leandro Belinaso Guimarães; Shaula Maira Vicentini de Sampaio; Iara Tatiana Bonin)
02-06-2021
02:00
-
Painéis:
14h às 15h30min – Práticas pedagógicas em Educação Matemática (Suzete de Souza Borelli; Victor Giraldo)
15h30min as 17h - BNCC: direitos de aprendizagem? (Antonio José Lopes Bigode; Elisabete Búrigo; Samuel Bello)
17h30min as 19h - Pesquisas contemporâneas sobre currículos de Matemática (Marcio Antonio da Silva; Elenilton Vieira Godoy; Paola Amaris-Ruidiaz)
19h às 20h - Tecnologias e inovações curriculares em tempos pandêmicos: Que docências? (Marcelo Bairral)
09:00
-
Rosemary Carlesso, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO
Sala: Sala 2 -
Lucas Teixeira da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Currículo, Matemática e a Música: a relação entre a escola e a cultura
Sala: Sala 1 -
Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara, O USO DO CINEMA NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITADO PELA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Sala: Sala 2 -
BRUNA MARIELI REINHEIMER, CLARISSA DE ASSIS OLGIN, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, UMA NECESSIDADE PARA OS TEMPOS ATUAIS
Sala: Sala 4 -
Mateus Dauã de Morais, Currículo de Matemática e as Aulas Remotas: um breve olhar para o trabalho do professor mediante os desafios que surgiram com a pandemia em 2020
Sala: Sala 2 -
Adriana Camejo Silva, Thaty Garcia Annechini, A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS: UMA PERSPECTIVA ALGÉBRICA
Sala: Sala 2 -
Débora Marília Hauenstein, Guilherme Porto, CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS
Sala: Sala 2 -
GREYCE DOS SANTOS RODRIGUES, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, CONHECIMENTO CONSIDERADO PODEROSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Sala 4 -
REINALDO FEIO LIMA, AS RELAÇÕES INTRADISCIPLINARES E INTERDISCIPLINARES REPRESENTADAS EM TEXTOS DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS
Sala: Sala 1 -
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Luciana Santos da Silva Martino, Renato de Carvalho Alves, Priscila Belota de Almeida, FESTMAT - Festival da Matemática do Colégio Pedro II
Sala: Sala 1 -
Marina Andrades Felipe, PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA E DE PEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA EM UM CASO DE SÍNDROME DE DOWN E MOYAMOYA
Sala: Sala 4 -
Diovana Guerra Simões, Clarissa de Assis Olgin, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Sala 4 -
Malcus Cassiano Kuhn, Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Sala: Sala 2
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .