Eventos ULBRA, II JORNADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Tamanho da fonte: 
VISITA DOMICILIAR COMO UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
Gehysa Guimarães Alves, Ângela Maria Pereira Silva

Última alteração: 06-03-2018

Resumo


INTRODUÇÃO - O Programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Luterana do Brasil/Campus Canoas propõe que no primeiro ano do curso as atividades dos residentes sejam desenvolvidas na atenção básica de saúde juntamente às equipes de ESF, trabalho efetivado a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas.

OBJETIVO – Conhecer o que os residentes da Residência Multidisciplinar em Saúde pensam sobre a visita domiciliar e vantagens e desvantagens da utilização desta estratégia.

MÉTODO – Este é um estudo descritivo e qualitativo, no qual são apresentadas algumas reflexões realizadas a partir da experiência dos residentes com a estratégia da visita domiciliar. Os dados foram coletados a partir de instrumento semiestruturado, com 20 residentes no ano de 2017.

RESULTADOS – Os resultados apontam como vantagens da visita domiciliar o reconhecimento do contexto familiar e a formação de vínculo entre os profissionais e a população; a redefinição do olhar do profissional da saúde sobre os determinantes da saúde; oportunidade diferente de contato com a população; possibilidade de promover a saúde da comunidade e de minimizar o dano dos determinantes da saúde. Como desvantagens citaram o deslocamento da equipe que, geralmente, é realizado sem a oferta de veículos da frota da Secretaria Municipal de Saúde; o horário das visitas, pois alguns pacientes dormem até muito tarde; a ausência de instrumento específico para a realização desta atividade e o constrangimento de algumas famílias constrangidas com a precariedade de sua moradia e de suas condições de vida. Todos os entrevistados referiram que a Residência tem auxiliado no desenvolvimento desta atividade a partir das discussões realizadas em sala de aula, do debate com os tutores e da experiência com o trabalho interdisciplinar, que propicia o compartilhamento de experiências e informações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS - Conforme apontado em todas as falas dos entrevistados, a visita domiciliar é uma importante estratégia de promoção de saúde, pois favorece a aproximação com a população e o reconhecimento da realidade do território em que esta vive, possibilitando olhar para o usuário em seu contexto sociocultural e compreendendo a complexidade do sistema familiar e comunitário desses sujeitos. Essa intervenção possibilita o planejamento das ações das equipes para atender as necessidades e demandas de saúde existentes no território. Além disso, representa um dos instrumentos de intervenção profissional que favorece a coleta de dados e a análise da situação socioeconômica, da saúde dos grupos familiares, da situação escolar, dos determinantes sociais e possíveis situações estressoras do cotidiano familiar. Nessa perspectiva a visita domiciliar representa uma intervenção profissional capaz de responder as demandas sociais presentes no território e contribui sobremaneira para a criação de alternativas ou planos de intervenção na atuação interdisciplinar e em conjunto com outros serviços da rede intersetorial.