Última alteração: 12-11-2018
Resumo
Introdução: É evidente a prática para que as vivências sejam analisadas e discutidas na comunidade ou instituições de ensino. A prática do estágio curricular objetiva a formação do acadêmico construída através de metodologia de ensino,onde o Acadêmico possa ter a participação e os resultados da aprendizagem.OBJETIVO :Realizar um relato de experiência de uma prática de um estágio curricular de psicologia, vinculada ao Serviço de prevenção e promoção em psicologia social, institucional e comunitária (SEPCOM), do curso de Psicologia Ulbra-Guaíba, no período de Fevereiro a julho de 2018. METODOLOGIA: Relato de experiência. RESULTADOS: Observou-se a satisfação destes na participação do grupo; a melhora em suas funções psicológicas básicas, em função de um cuidado integral que contemplou os níveis físico, mental e emocional. Buscou-se promover a satisfação, o prazer e o bem estar, não dando ênfase à cura da “doença”, mas a sua ressignificação. Tal ressignificação propiciou o desenvolvimento de novas estratégias de enfrentamento para situações de exigência física, mental e emocional presentes no cotidiano. Pôde-se constatar que a participação em um trabalho coletivo na horta, uniu seus participantes, colocando-os em convivência num espaço saudável. DISCUSSÃO: Descreve-se um grupo de horta comunitária de uma UBS do munícipio de Guaíba, o qual visa o fortalecimento das funções de ego de usuários que possuem déficits nas funções psíquicas básicas. Realizou-se a descrição narrativa das atividades desenvolvidas. A adesão ao grupo deu-se de forma espontânea. Trata-se de um grupo misto, com aproximadamente dez participantes frequentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O tempo dedicado à horta é percebido pelos usuários como útil e prático, contribuindo para a discussão e conscientização de diversos temas: o aprendizado de cuidados com a própria saúde; o entendimento das emoções; reflexão sobre projetos de vida, alimentação saudável, desestímulo ao uso abusivo de medicações e a importância de destinar um tempo para si.
PALAVRAS-CHAVE:Psicologia,Ressignificação,Coletividade.
¹Discente de psicologia, Universidade Luterana do Brasil
² Docente do curso de psicologia da Universidade Luterana do Brasil