Última alteração: 12-11-2018
Resumo
INTRODUÇÃO:A experiência de residentes multiprofissionais em saúde mental no campo da gestão municipal de saúde de um município na região metropolitana é parte do processo da formação que busca a qualidade da assistência. OBJETIVO: relatar a experiência e refletir sobre as possibilidades do fazer multidisciplinar na formação ensino em serviço. METODO: Será utilizada como referência a estratégia metodológica da narrativa com caráter qualitativo, considerando a potencialidade de analisar o vivido e utilizar a experiência como fenômeno pedagógico, considerando a história como uma das formas fundamentais da existência (GOMES; 2003). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apesar da trajetória de alguns anos no município, esse foi o primeiro em que o Programa de Residência Integrada Multiprofissional (RIMS) em Saúde Mental da UNISINOS esteve, enquanto cenário de prática, na gestão municipal de saúde. O estar residente na gestão, ainda que se caracterize como um espaço complexo e repleto de desafios cotidianos, diferenciado pelo caráter burocrático que lhe é inerente, é um espaço potente de aprendizado que possibilita a compreensão dos processos de trabalho que se desencadeiam na gestão da política de saúde e que, mesmo sem o contato direto com o (a) usuário (a), deve tê-lo (a) sempre presente em cada planejamento, decisão e possibilidade. O trabalho interdisciplinar acontece conforme ampliamos nossos conhecimentos prévios, considerando o que outros saberes podem contribuir à mesma situação. Dessa forma, encontram-se oportunidades de adquirir e aperfeiçoar capacidades relacionadas à articulação entre equipes, negociação, planejamento, análise institucional e comunicação, questões que identificamos como primordiais independentes do local de inserção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, entende-se que um grande diferencial da residência é o contato com diversas profissões vinculadas à saúde, onde o trabalho multidisciplinar torna-se característica habitual e o aprender com o outro uma experiência encantadora. No cenário gestão, essa articulação foi fundamental para desenvolver ações que fomentam o debate da saúde mental em espaços não habituais, dialogando intersetorialmente e com usuários (as) do SUS.
PALAVRAS-CHAVES:Psicologia,Saúde;Saúde mental
¹Assistente Social, Residente em Saúde Mental (UNISINOS)
² Psicóloga, Residente em Saúde Mental (UNISINOS)
3 Psicólogo, Doutorando em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e Docente do curso de graduação em Psicologia da UNISINOS e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UNISINOS.