Eventos ULBRA, XVII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais

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APROXIMANDO AS DIFERENÇAS: UM PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO ESCOLAR
Binea Rodrugues, Caroline Rebelo, Marcos Roberto Alves, Luana Kubiack

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


Além de um direito, a acessibilidade para os alunos com deficiência é uma forma de inclusão social. Conforme Castro et. al, (2018) apud Frias et. al, as escolas têm a responsabilidade de se adequarem às necessidades do indivíduo, a fim de potencializar seu máximo desenvolvimento em suas capacidades físicas, cognitivas e de interação social e a permanência na escola. Nesta perspectiva, necessita-se de profissionais especializados, material didático adequado e espaço físico adaptado, segundo Castro et.al, (2018) apud Carvalho et.al, (2008). Tendo como objetivo subsidiar os alunos e professores a adquirir conhecimentos confiáveis, básicos e esclarecedores sobre pessoas com deficiências e necessidades especiais, visando mostrar aos alunos e professores quais são as diretrizes e parâmetros previstos no Estatuto da pessoa com deficiência – Os direitos da pessoa com deficiência e incentivar alunos do e professores a buscar mais conhecimento sobre as pessoas com deficiência. Este trabalho se justifica tendo em vista o alto número de pessoas com deficiências e necessidades especiais. Desta forma, se faz necessário capacitar alunos e professores nas escolas a compreender a realidade destas pessoas que possuem deficiência e auxiliá-los a superar muitas vezes outros obstáculos tais como, a falta de espaços, recursos e infraestrutura das instituições públicas. O tema é delimitado na perspectiva das deficiências físicas e intelectuais, essa abordagem foi escolhida devido à falta de informação sobre estas deficiências para que assim estas pessoas estejam cada vez mais incluídas dentro da sociedade

Palavras-chave


Projeto de Inclusão Escolar. Escola. Inclusão. Projeto de Inclusão Escolar. Escola. Inclusão.