Última alteração: 27-10-2019
Resumo
Este estudo tem como objetivo expor uma prática de intervenção do estágio em psicologia e processos educativos, desenvolvido através do Serviço de Consultoria e Desenvolvimento Institucional e Escolar (SECODIE), ULBRA-Guaíba-RS. Objetivou-se intervir com problemáticas em saúde mental de alunos de uma escola municipal com a aplicação do projeto: O Silêncio Que Grita. A prática foi baseada em quatro encontros e utilizou-se, prioritariamente, a técnica de roda de conversa como proposta para trabalhar os temas elencados pelos estudantes. No primeiro encontro os alunos propuseram, anonimamente, temas de maior interesse, os quais foram abrangidos no decorrer dos encontros. A prática contemplou duas turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), módulos III e IV do ensino fundamental. Através do relato da prática de estágio, constatou-se a importância de tal investimento no cenário da Educação de Jovens e Adultos. Além disso, evidenciou-se a necessidade de ampliar os módulos para futuras intervenções, visto a demanda existente, cuja intervenção poderia gerar benefícios mais consistentes e duradouros se aplicada por um período mais longo. Percebeu-se que os temas emergentes entre os grupos foram: relacionamentos, bullying, depressão e autoestima. O trabalho realizado demonstrou-se benéfico na medida que propiciou um espaço que autorreflexão, exposição de ideias e exercício de empatia, dirigidos por técnicas de manejo, que resultaram em indicadores de mudança de comportamento no grupo. Por outro lado, constatou-se que a quantidade de encontros foi insuficiente, pois as relações entre os integrantes dos grupos ainda estavam fragilizadas embora tenham demonstrado estarem abertos a desenvolver-se, considerando a evolução observada no decorrer dos encontros, que ficou mais evidente no quarto encontro.