Última alteração: 27-10-2019
Resumo
Introdução: A adolescência permite o resgate da história vivida e abre-se na perspectiva de escolhas para a vida futura. Assim configura-se como um período de reestruturação identitária que provoca perspectivas quanto ao tempo futuro, no estabelececimento de metas de vida. Na busca da realização dessas exigência pessoal e psicossocial, os adolescentes recebem influências de seus grupos de referência, que podem representar tanto contribuições positivas como fatores de maior indecisão (Locatelli, Bzuneck& Guimarães, 2007). Desevolvimento: O ingresso no mercado de trabalho gera muitas expectativas nos adolescentes e jovens no contexto brasileiro. Pensando nesse público foi desenvolvido pela fundação projeto pescar um programa de formação social e profissionalizante em parceria com empresas brasileiras para o acesso de jovens com baixa renda, 60% da carga horária contempla conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania: autoconhecimento, cidadania, família, saúde, sustentabilidade, vivencias, relacionamentos interpessoal e grupal e 40% da carga horária se refere ao desenvolvimento, de conhecimentos técnicos, que podem estar relacionados à área de atuação da organização parceira. O programa Projeto pescar dispõe de diversas áreas de iniciação profissional que contempla 40% da carga horária total. São 15 áreas dispostas e seis eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Manutenção, Produção e processos, Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação e Petróleo e Gás. O projeto pescar com a parceria de empresas brasileiras tem como foco preparar jovens com baixa renda, para entrar no mercado de trabalho, durante o curso que tem duração de um ano. Os objetivos são oferecer para os jovens uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, auxiliar os jovens no momento de transição dos ensinos fundamentais/médio. A profissão de psicólogo foi instituída em 1962 e junto com ela logo surgiram os serviços-escola, instalados com o objetivo principal de atender à necessidade de formação nos cursos de Psicologia. Os serviços-escola têm, desde então, o objetivo de aplicar, na prática, as técnicas psicológicas aprendidas em sala de aula. Ao mesmo tempo, adquiriram também um papel social importante, visto que possibilitam à população carente um atendimento psicológico que, de outro modo, poderia ser inacessível (Peres, Santos e Coelho, 2003). O curso de Psicologia propicia aos acadêmicos, experiências práticas através dos estágios propostos na grade curricular. Os conhecimentos teóricos aprendidos em aula possibilitam aos estagiários ampliar suas habilidades e técnicas ao atender a população. O Projeto Pescar é um dos projetos que fazem parte do SECODIE, que é um Serviço de Consultoria em Desenvolvimento Institucional e Educacional vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba, que oportuniza aos alunos realizarem seus estágios curriculares em Psicologia e Processos Educativos. Este serviço tem o objetivo de fortalecer o processo de formação acadêmica, integrando os aspectos teóricos à prática. Alguns estagiários do SECODIE realizam um trabalho com os jovens que participam do Projeto Pescar em uma empresa, na cidade de Guaíba, os quais têm entre 16 anos e 18 anos. Este trabalho tem como objetivos facilitar o desenvolvimento pessoal na esfera da adolescência em seus diversos momentos e contextos, oportunizar aos adolescentes um espaço para o autoconhecimento, instrumentalizar os adolescentes para reconhecer as principais habilidades sociais e descobrir as implicações de cada uma delas, fomentar a empatia, gratidão, compaixão e planejamento através de diferentes pontos de vistas, treinar, a partir da elucidação das habilidades sociais, a capacidade de lidar com os desafios e assumir responsabilidades.Durante os encontros o grupo de alunos do Projeto Pescar demonstra interesse em participar e aproveitar as atividades propostas. Percebe-se boa interação entre eles, capacidade crítica e vontade exercitar em suas vidas aquilo que é trabalhado nas aulas. De acordo com a literatura a influência dos aspectos sociais mais abrangentes manifesta-se nas relações mais próximas estabelecidas pelo adolescente com as pessoas que lhe são importantes. Os grupos sociais revelam-se como preponderantes nessa etapa da vida em termos da definição de normas e valores que contribuem para a construção da identidade pessoal. Isso envolve os processos de identificação e diferenciação em relação ao grupo (Bulgacov, Ribeiro, Cobalchini, Souza & Diório, 2001). O estabelecimento de um projeto é uma tarefa determinada socioculturalmente, determinada pelas contingências de vida do indivíduo. Espera-se que, no final da adolescência, como ingrediente da formação de sua identidade pessoal, as pessoas tenham um direcionamento quanto ao seu futuro. Estudos sobre projetos de vida de adolescentes demonstram que a educação, o trabalho e a constituição de família representam os organizadores centrais das representações sociais do futuro presentes em suas metas vitais (Nascimento, 2006; Paredes &Pecora, 2004). Em nossa sociedade, o ingresso no mundo do trabalho é considerado um dos marcos do ingresso na vida adulta (SOARES, 2002). Desta forma justifica-se a realização deste trabalho, tendo em vista a importância da formação de capacidades pessoais tanto em relação a questões individuais, quanto em relação às questões de interação e relacionamento interpessoal, para o processo de desenvolvimento dos adolescentes. A entrada do jovem no mundo profissional pode significar muito mais do que a possibilidade de um trabalho remunerado, uma vez que o exercício do trabalho está relacionado com a própria afirmação de sua identidade e de sua competência. O trabalho tem para o jovem importância vital, mas, não raro, torna-se uma grande e difícil barreira a ser transposta, pois se sabe, como afirma Gomes (2008), que é justamente o segmento juvenil aquele que encontra mais dificuldades para a inserção laboral. Segundo Guimarães (2013) A inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos grandes desafios da política de emprego nos dias atuais. Trata-se de um público mais vulnerável, que enfrenta maiores dificuldades de integração no mercado de trabalho e tende a encontrar ocupações mais precárias, situação agravada, em países como o Brasil, pela baixa escolaridade e pela fragilidade da formação educacional de grande parte da população. Alguns grupos sociais têm sido apontados como grupos mais impactados e afetados por esta conjuntura contemporânea de precariedade e vulnerabilidade psicossocial das pessoas em suas relações com o trabalho, dentre eles os(as) jovens, considerados(as), principalmente pelas políticas públicas, como toda pessoa entre 15 e 29 anos, grupo que pode ser subdividido em 3 faixas etárias: 15 a 17 anos (adolescente), 18 a 24 anos (jovem) e 25 a 29 anos (jovem adulto). (ANDRADE, 2008; OIT, 2009). Método: O cronograma de planejamento dos temas a serem abordados com os alunos, foi elaborado em parceria com a metodologia proposta pelo próprio Projeto Pescar, com o objetivo de contribuir com a proposta da instituição e com as necessidades apresentadas. Foi estruturado em cinco módulos, o primeiro refere-se ao autoconhecimento, é constituído por dez encontros, o segundo a relacionamento interpessoal e grupal, seis encontros, o terceiro a família e saúde, seis encontros, o quarto a cidadania, dois encontros e o quinto a carreira e tecnologias, oito encontros, que totalizam trinta e dois encontros com os adolescentes que participam do Projeto Pescar. Dentro destes módulos macros, cada encontro terá um tema específico. A estruturação da dinâmica de cada encontro será feita de acordo com as possibilidades de intervenção dentro de cada tema, tendo como ferramentas disponíveis, slides sobre os temas relacionados ao encontro, músicas que evidenciem a proposta, dinâmicas de grupos que sensibilizem o que será trabalhado. O projeto prevê dois encontros semanais, nas quartas e sextas-feiras, com duração de 4 horas, cada. Conclusão: Nos encontros com os alunos do Projeto Pescar é possível apresentar a eles a possibilidade de vivenciar novas formas de se relacionar e de se perceber como sujeito. Oferece um ambiente social diferente daquele em que convivem. Percebe-se que os alunos compreendem isso e utilizam esse espaço, também, para expressar suas fragilidades e buscar auxilio no manejo de situações cotidianas. Desta forma acredita-se que o trabalho realizado pelos estagiários do curso de psicologia e do Projeto Pescar, de forma geral, tem potencial para contribuir significativamente na formação e preparação desses jovens e adolescentes, no enfrentamento das situações de vida, tanto em relação ao mercado de trabalho, quanto em relação às questões de vulnerabilidade social e familiar que muitos vivenciam.