Eventos ULBRA, XVI Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais

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A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR – PROJETO CAPITAL HUMANO
Dileã da silva Schumacher, Janice Santana Martins Silva, Helena Simone Baehr Piumato, INGRID D'AVILA FRANCKE

Última alteração: 11-06-2019

Resumo


O transtorno mental muda muitos aspectos da vida de uma pessoa, fazendo com que ela tenha dificuldades na sua interação social. Como as doenças que afetam outras partes do corpo os transtornos mentais são tratáveis e quanto mais cedo as pessoas receberem tratamento e apoio adequado, melhores serão os resultados. Prejuízos causados pelos problemas mentais tem sido destacados no sistema escolar. A demanda de alunos com problema emocional/comportamental vem preocupando educadores, que, nos últimos anos, passaram a apresentar índices altos de afastamento do trabalho. Nesse contexto, a falta de informações confiáveis e de orientação especializada causa insegurança, que, pode levar a distorção do olhar do professor, que passa a considerar como transtorno mental o que não é, e vice-versa. O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da educação em saúde mental no contexto escolar. Para este trabalho utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica dos últimos anos. A escola é um local privilegiado para tratar de Saúde Mental, é um local estratégico para prevenção de transtornos mentais evitáveis, para aplicação de políticas públicas em Saúde Mental, porque a escola é o local onde praticamente todas as crianças e adolescentes vão diariamente. A lei de diretrizes e bases da Educação Nacional coloca a saúde como tema transversal em todas as disciplinas, portanto, a escola além do espaço de aprendizagem de conteúdos também o local de aprendizado socioemocional com isso, é o local de autoconhecimento, consciência social, tomada de decisão responsável viabilidade de relacionamentos e autocontrole estrutural. Os Programas de capacitação profissional em Saúde Mental para professores e de Aprendizagem Socioemocional promovem recursos pessoais ao estimularem um ambiente que valoriza e motiva as pessoas para o estabelecimento de relações emocionalmente positivas. A união de boas estratégias e metodologias assertivas pode garantir o papel da escola como promotora da saúde mental de sua comunidade. O conceito vai além da ausência de doenças mentais, é desenvolver estratégias para que os professores/alunos sintam-se bem consigo mesmos e na relação com os outros. Sendo capazes de administrar as emoções e a própria vida, lidando de maneira positiva com as adversidades, reconhecendo limites e buscando ajuda sempre que necessário. Na escola, o uso de uma abordagem preventiva e precoce beneficia a todos, tendo em vista que, as intervenções precoces são estratégicas ao favorecer a identificação precoce de problemas e transtornos.