Última alteração: 11-06-2019
Resumo
O Balcão do Consumidor é um projeto da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba em cooperação com o PROCON-RS, visando expandir o atendimento aos consumidores, bem como possibilitar aos acadêmicos do Curso de Direito a realização de atividades práticas em benefício da comunidade. A metodologia utilizada inicia no atendimento aos consumidores, no Campus de Guaíba, em espaço próprio, Sala 117, com a finalidade de conciliação entre as partes (consumidor e fornecedor). O atendimento ocorre duas vezes por semana (quartas e sextas-feiras), das 15h às 18h, presencialmente. O projeto desenvolve-se mediante estabelecimento de um plano de ação que direciona alunos para atendimento de consumidores que se encontrem com problemas no mercado de consumo e que buscam auxílio para resolução administrativa de conflito. Os resultados qualitativos se alicerçam na resolução administrativa dos conflitos com a satisfação das partes. Os resultados quantitativos, se revelam em atingir mais de 90% de sucesso na mediação dos casos atendidos. Em caso de não resolução administrativa, encaminha-se para o judiciário, considerando também a condição sócio econômica do consumidor.