Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
A CULTURA E A LUDICIDADE COMO ALIADAS AO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CANOAS-RS: EXPERIÊNCIAS COM O PIBID
Grazielli Fernandes, Estela Mauad Menegaz, Luís Otávio de Vargas Moraes, Rodrigo Araújo Pereira, Miriam Novak Jardim

Última alteração: 27-08-2015

Resumo


Os acadêmicos do Curso de Letras, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), bolsistas do subprojeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em Língua Inglesa, têm o desafio de proporcionar aos alunos de uma escola pública municipal de Canoas-RS, o aprendizado de uma segunda língua. Ao mesmo tempo, conhecem a realidade escolar, trocam experiências com professores, qualificam sua formação inicial, aliando teoria e prática. Na escola, com uma proposta diferenciada do ensino tradicional, os acadêmicos, juntamente com a Coordenadora do Programa, desenvolvem atividades lúdicas e interativas, que estimulam o aprendizado dos alunos. Além de conteúdos básicos, os bolsistas abordam aspectos da cultura norte-americana, como feriados e datas comemorativas. As atividades desenvolvidas e analisadas até o momento são: Halloween (Dia das Bruxas), aula que envolveu a decoração de uma sala de aula com o tema, na qual os estudantes participaram de jogos e brincadeiras; Easter (Páscoa), momento em que os estudantes, fazendo uso de flashcards, puderam, de forma lúdica, conhecer mais sobre essa data; World Day (Dia da Terra), que culminou com a confecção de cartazes, contendo figuras sobre o tema, com vistas à conscientização a respeito do meio ambiente; Independence Day (Dia da Independência Norte-Americana), aulas em que foram trabalhadas aspectos da cultura norte-americana e a importância do 4 de julho para o país. Motivar os alunos para que não só participem ativamente das aulas e reflitam sobre aquilo que estão aprendendo, mas também que se conscientizem sobre a importância de conhecer facetas da cultura norte-americana, é o que desejam Coordenadora, Supervisora e acadêmicos do Pibid.


Palavras-chave


Língua Inglesa; cultura; ludicidade.

Texto completo: PDF