Prédio: Prédio 11
Sala: 207
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um conjunto de atividades desenvolvidas por um grupo de bolsistas do subprojeto Matemática do PIBID/ULBRA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Rubem Carlos Ludwig na cidade de Canoas. Este conjunto de atividades foi desenvolvido visando trabalhar com estudantes do Ensino Fundamental leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos explorando o Tema Transversal Meio Ambiente. Considera-se que o trabalho com os Temas Transversais é uma possibilidade de incluir temáticas de interesse social e articular conhecimentos de distintas áreas do conhecimento. O conjunto de atividades desenvolvido foi estruturado buscando atender o que está indicado na Matriz de Referência do Sistema Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o Tratamento da Informação para o 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, por meio dos descritores: D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas; D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos; D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos; D37 – Associar informações apresentadas em listas ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. As atividades foram desenvolvidas em oficinas realizadas pelos bolsistas, com alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo trabalhadas questões referentes à leitura e intepretação de tabelas e gráficos, apresentação e discussão sobre os tipos de gráficos, atividades de organização de dados e a partir deles construção de tabelas e gráficos relacionados ao tema Meio Ambiente. A proposta desenvolvida alcançou os objetivos estabelecidos ao envolver alunos na discussão de Temas Transversais utilizando conteúdos matemáticos.