Prédio: Prédio 11
Sala: 248
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
O PIBID Educação Física da ULBRA/Canoas nos possibilitou refletir sobre novas maneiras de desenvolvermos a Educação Física na escola, a partir da temática da Interdisciplinaridade e da ética e cidadania. A partir desse tema, trabalhamos a educação física atendendo a três turmas dos anos iniciais, em uma escola municipal de Canoas. O trabalho foi focado na prática esportiva de diversas modalidades vinculada aos valores, virtudes e princípios que o esporte desenvolve dentro e fora do âmbito escolar, dando ênfase nas regras de convivência, normas e princípios estabelecidos nas aulas de maneira teórica e prática. Enquanto aplicávamos a parte teórica, estabelecíamos um diálogo sobre a importância da educação, o respeito e a disciplina que são necessários para a prática esportiva como: força de vontade, persistência, determinação, dedicação, respeito aos seus próprios limites e humildade. Acreditamos que tal estratégia favoreceu a conscientização dos seus limites e melhorou a convivência entre os educandos, assim como nos fez perceber que é de fundamental importância a vivência prática dos alunos em variadas e diferentes modalidades esportivas, sendo elas menos conhecidas e praticadas ou não. Constatamos a alegria, o interesse e o prazer das crianças ao experimentar as novas modalidades esportivas. Concluímos que as práticas da Educação Física podem e devem ir muito além de ensinar gestos motores, conscientizando sobre a importância de entendê-las podendo auxiliá-los no decorrer da carreira acadêmica e da vida.