Prédio: Prédio 11
Sala: 233
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
O Brasil é um país constituído a partir da formação de muitos povos, entre eles os povos de origem africana. A herança da cultura africana por anos foi negada ou marginalizada no Brasil, mas os valores e saberes herdados dos povos que foram escravizados ajudaram a compor a cultura brasileira. Por isso não é mais possível analisar a história do Brasil, sem levar em consideração a grande participação dos povos africanos, não só como o braço forte que ergueu plantações e construções, mas como um povo que disseminou a arte na dança, música, comida e religião. Sendo assim, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do Curso de história /Canoas, busca por meio da atuação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guajuviras ampliar a valorização da cultura afro-brasileira por meio da educação social. Através da temática Diversidade Cultural, desenvolvida desde abril de 2015, o grupo de bolsistas PIBID procura atuar na conscientização e combate aos preconceitos a cerca das heranças culturais afro-brasileiras, atuando em duas turmas de 8° anos na disciplina de História. Um dos projetos desenvolvidos com os alunos foi à confecção de livros onde os alunos expressaram diversas formas de preconceitos existentes na sociedade e também formas de combatê-los. Antes dos alunos produzirem os livros, eles tiveram aulas sobre a história da África, representações culturais afro-brasileiras e o preconceito em relação ao negro no Brasil. Valorizar a cultura afro-brasileira é ampliar os valores culturais; é passar a analisar a música produzida nas comunidades como forma de cultura e saber; assim como a valorização dos traços genéticos, como os cabelos crespos.