Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
A ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA: AUXILIAR A ESCOLA NA INICIALIZAÇÃO AO CURRÍCULO ADAPTADO ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO PIBID DA EDUCAÇÃO FÍSICA ULBRA/CANOAS
Leonardo Lesina Vieira

Prédio: Prédio 11
Sala: 105
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 26-08-2015

Resumo


Resumo: Baseado em diálogos com os professores da Escola de Ensino Fundamental Assis Brasil, localizada no bairro Mato Grande na cidade de Canoas-RS, acredita-se que os objetivos da escola são fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. As expressões “vínculos, solidariedade e tolerância” indicam uma preocupação seguida de necessidade, em que a escola entende o seu papel como participante de forma ativa na construção do indivíduo, na comunidade e na sociedade. A escola quer contribuir para que os seus alunos possam ser pacificadores aceitando uns aos outros, mesmo diante de suas inumeráveis diferenças. Proporcionar um ensino de qualidade para que o aluno seja um agente de transformação, consciente, crítico, participativo e responsável dentro de seu contexto social, confiando na sua capacidade de construir conhecimentos, e a formação de valores éticos que lhe possibilitem um exercício crítico de cidadania. Para isso é necessário a integração dos profissionais da educação, alunos, família e comunidade. O mundo dos alunos fora da escola: as casas sem a rede apropriada de esgoto; abastecimento de água para a maioria dos moradores do bairro é feita pelo caminhão “pipa” da prefeitura; a luz elétrica é muitas vezes conseguida através do “gato” e há o depósito de lixo nos pátios das casas, provocando a proliferação de animais peçonhentos; a baixa renda familiar; subemprego; o uso de drogas ilícitas pelos familiares; abuso sexual e violência doméstica e o baixo grau de instrução dos adultos... Toda essa realidade influência diretamente no comportamento agressivo, impaciente e intolerante das crianças e logicamente em seu aprendizado. A merenda escolar para muitos, se torna o atrativo para não faltar às aulas. A prática em um Currículo Adaptado se faz necessário com o objetivo de se atingir uma resposta positiva dos alunos no enfrentamento destas dificuldades.

 

Palavras- Chaves: Educação Física; Ensino Fundamental, Agente de Transformação, Currículo Adaptado.

 


Palavras-chave


Educação Física; Atividade Motora Adaptada; Inclusão