Prédio: Prédio 11
Sala: 235
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 28-08-2015
Resumo
RESUMO:
O presente trabalho foi desenvolvido para a contribuição na formação da cidadania e no auxilio da conscientização da preservação ambiental, trabalhando o meio ambiente como uma temática relevante na atualidade de diversos alunos, pois fatores pessoais, sociais e naturais estão envolvidos e interligados. A partir deste contexto o presente trabalho vem mostrar para os alunos do E.M.E.F. Pinheiro Machado, que todo o “lixo” encontrado nas redondezas da escola e no ambiente escolar, pode ser transformado em objetos e brinquedos, construindo assim o aprendizado, que tudo de transforma e que um ambiente limpo, bonito e agradável faz toda a diferença. A metodologia utilizada foi o diário de campo. Como roteiro das coletas o Projeto Recriar. O Projeto tem três fases: Fase de visitação, onde se definiu um trajeto que seria percorrido pelas turmas nos arredores da Escola. Definido o percurso iniciaram os passeios com os alunos de 1º a 5º anos, totalizando onze turmas, tendo como finalidade conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental. Com base nos dados obtidos tem-se como resultados: ensinar a criança a criar seu próprio brinquedo, momento que fez com que percebessem o valor dos objetos que a cercam e de que tudo pode ser transformado com um pouco de imaginação e esforço; mostrou a importância do trabalho em grupo, valorizou a brincadeira, de que necessitamos do outro para realizarmos algo; despertou na criança o sentimento de autoconfiança e realização; desenvolveu a criatividade,melhorou as habilidades sensoriais e motoras, desenvolveu a capacidade de lidar com frustrações; contribuiu para o desenvolvimento de hábitos favoráveis ao meio ambiente.