Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIAS DOS TEMAS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PIBID NA EMEF PINHEIRO MACHADO.
Gabriel Germany Dala Lana, Jessica De Jesus Jardim Da Trindade, Anderson Luis Henning, Angélica Inkelmann Inkelmann, Edson Roberto Barboza Pedroso, Rosane De Almeida Pena, Maria Cristina Chimelo Paim

Prédio: Prédio 11
Sala: 235
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 28-08-2015

Resumo


RESUMO:

O presente trabalho foi desenvolvido para a contribuição na formação da cidadania e no auxilio da conscientização da preservação ambiental, trabalhando o meio ambiente como uma temática relevante na atualidade de diversos alunos, pois fatores pessoais, sociais e naturais estão envolvidos e interligados. A partir deste contexto o presente trabalho vem mostrar para os alunos do E.M.E.F. Pinheiro Machado, que todo o “lixo” encontrado nas redondezas da escola e no ambiente escolar, pode ser transformado em objetos e brinquedos, construindo assim o aprendizado, que tudo de transforma e que um ambiente limpo, bonito e agradável faz toda a diferença. A metodologia utilizada foi o diário de campo. Como roteiro das coletas o Projeto Recriar. O Projeto tem três fases: Fase de visitação, onde se definiu um trajeto que seria percorrido pelas turmas nos arredores da Escola. Definido o percurso iniciaram os passeios com os alunos de 1º a 5º anos, totalizando onze turmas, tendo como finalidade conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental.  Com base nos dados obtidos tem-se como resultados: ensinar a criança a criar seu próprio brinquedo, momento que fez com que percebessem o valor dos objetos que a cercam e de que tudo pode ser transformado com um pouco de imaginação e esforço; mostrou a importância do trabalho em grupo, valorizou a brincadeira, de que necessitamos do outro para realizarmos algo; despertou na criança o sentimento de autoconfiança e realização; desenvolveu a criatividade,melhorou as habilidades sensoriais e motoras, desenvolveu a capacidade de lidar com frustrações; contribuiu para o desenvolvimento de hábitos favoráveis ao meio ambiente.


Palavras-chave


3 a 5 palavras separadas por " ponto e vírgula"