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O APRENDIZADO DE VALORES E RESPEITO: BASE PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS
Elisângela Silveira Barbosa

Prédio: Prédio 11
Sala: 107
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015

Resumo


O trabalho tem por objetivo relatar atividades de intervenção pedagógica constantes do projeto financiado pela CAPES – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na  Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Getúlio Vargas. O objetivo geral deste Programa é oportunizar iniciação à docência para os acadêmicos dos Cursos de Licenciatura, incentivando a formação de professores para atuação na Educação Básica. As bolsistas atuam em sala de aula através de uma docência compartilhada, oferecendo suporte didático – pedagógico aos alunos. As atividades realizadas exploraram as habilidades e competências estabelecidas no plano de estudos para Anos Iniciais, além de envolverem momentos lúdicos, como contação de histórias, brincadeiras, jogos, músicas, filmes, trabalhos manuais e cartazes. O projeto “O aprendizado de valores e respeito: base para a formação de cidadãos” tem como justificativa a necessidade de que nos dias atuais a educação deve proporcionar conhecimentos indispensáveis para os alunos, preparando-os para a sua formação e cidadania. Cidadania e Ética é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica, indicado como elemento do processo de formação dos estudantes no sentido de prepará-los para a vida na sociedade, proporcionando-lhes a construção de critérios éticos de conduta. O processo educativo deve ser responsável por levar os sujeitos envolvidos a entenderem sua importância na vida do outro, e ter suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que devem desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida, sendo que existem valores basilares que são considerados como principais para a formação da cidadania.


Palavras-chave


Iniciação à Docência; Valores; Cidadania.