Tamanho da fonte:
O FOLCLORE COMO MANIFESTAÇÃO DA PLURALIDADE CULTURAL
Prédio: Prédio 11
Sala: 245
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
O trabalho foi desenvolvido no primeiro ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Getúlio Vargas, integrando o Programa Institucional de Iniciação à Docência- PIBID/ULBRA – Subprojeto do Curso de Pedagogia, subsidiado pela CAPES/MEC. A temática abordada neste projeto foi o folclore que faz parte do tema transversal pluralidade cultural, realizado de modo lúdico, com atividades que priorizaram a participação e o envolvimento dos alunos. O Projeto desenvolvido teve como principal objetivo propiciar vivências que conduzam à compreensão da pluralidade cultural, necessária para a convivência humana em sociedade. O foco principal nos anos iniciais é formar indivíduos solidários e possibilitar o desenvolvimento integral, tanto nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, quanto em relação a um trabalho cooperativo na escola, na família e na sociedade. Este tema favorece vínculos na sala de aula com o mundo lúdico, o que possibilita ao aluno ser curioso, no intuito de que ele construa sua própria aprendizagem. Entende-se, assim, que o pluralismo cultural além de manifestarem-se através da linguagem, dos costumes, valores com cada região, traz muitas contribuições para o desenvolvimento de modo geral das crianças que vão de simples habilidades corporais a habilidades cognitivas. Essas experiências lúdicas farão parte da sua formação e da própria vida. O educador tem papel fundamental nessas práticas e tem o dever de oportunizar as crianças gerando novas situações, para que tenham uma melhor aprendizagem e formação humana.
Palavras-chave
Pluralidade Cultural, docência e anos iniciais