Prédio: Prédio 11
Sala: 231
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
O estudo busca verificar como o uso de metodologias diferenciadas contribui para melhorar o aprendizado dos estudantes da educação básica, utilizando-se da temática Meio Ambiente que está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, mostrando a importância das inter-relações entre os seres vivos. O estudo foi realizado com 17 alunos do 5° ano da E.M.E.F. Prefeito Edgar Fontoura, Canoas, Rio Grande do Sul, onde os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), acadêmicos em Ciências Biológicas da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) realizam projetos com temas transversais. Diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes sobre os temas abordados, foram confeccionados pelos bolsistas crachás com imagens de seres vivos para organizar uma teia trófica para visualização da importância de cada espécie no ecossistema. Após uma aula tradicional (conteúdo em sala de aula), os estudantes foram levados para o pátio da escola para vivenciarem o mesmo assunto de forma lúdica. Cada estudante recebeu um crachá e após, utilizando barbante foram criando uma grande teia de relação ecológica. Com a teia finalizada eles compreenderam que toda biodiversidade possui relação ecológica, além de entender que as inter-relações são importantes para a manutenção da vida na Terra. Utilizar metodologias diferenciadas contribui para um aprendizado significativo dos estudantes, interesse, participação e questionamentos dos mesmos. Além do mais, proporciona resultados satisfatórios para a aproximação da relação professor-aluno fora da sala de aula.