Prédio: Prédio 11
Sala: 105
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 25-08-2015
Resumo
Resumo
O presente trabalho objetiva correlacionar a experiência do Estágios Curriculares Supervisionados, integrante da matriz curricular do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), salientando a importância da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como ferramenta da construção do profissional professor melhor qualificado. Pois a possibilidade de vivenciar a realidade escolar através do PIBID antes dos Estágios Curriculares Supervisionados permite uma integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica, exercendo assim, relação entre teoria e prática, o que influencia diretamente em melhores resultados no desenvolvimento dos Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Física. A metodologia utilizada no trabalho é a quanti-qualitativa, através da revisão bibliográfica e aplicação de um instrumento de pesquisa, através da abordagem descritiva e do método indutivo. Desta maneira foi possível fortalecer a certeza da importância deste programa de bolsas para a formação docente qualificada.
Palavras Chaves: Educação Física; Estagio Curricular; Formação Docente; PIBID.
INTRODUÇÃO:
A insegurança por parte dos professores e futuros professores, na maioria das vezes se da pela falta de experiência, uma vez que o contato frente ao aluno é dado somente a partir dos Estágios Curriculares Supervisionados, os quais na maioria das vezes não são suficientes para preparar devidamente o acadêmico para a futura profissão. Portanto os estágios podem ser a melhor experiência de toda a graduação ou pelo contrário.
“O estágio supervisionado permite ao aluno estagiário aplicar todo seu conhecimento em prol do bem social, do desenvolvimento da comunidade escolar e do próprio enriquecimento acadêmico e profissional” (PAIVA; OLIVEIRA; ANJOS, 2012, p. 1). Por isso, estar na escola e constituir-se parte dela é extremamente enriquecedor frente às experiências vividas durante a graduação.
A capacidade do acadêmico lidar com diferentes situações só se da pela complexidade da cultura escolar, a qual tem o poder de transformar a vida de sujeitos que estejam comprometidos na busca do conhecimento e aproveitamento das experiências. Pois é através do dia-a-dia escolar, que o professor qualifica sua prática pedagógica, podendo assim fortalecer a escolha da profissão.
O PIBID tem como um de seus objetivos antecipar o contato frente ao educando, permitindo que o acadêmico possa vivenciar a práxis pedagógica em escolas públicas de Educação Básica desde o momento inicial da sua graduação. Essa oportunidade é de suma importância para sua formação, pois, ela permite a integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica, exercendo assim maiores relações entre teoria e prática, proporcionando então, experiências ricas que serão fundamentais no momento do desenvolvimento dos Estágios Curriculares Supervisionados.
Em vista disso, o presente trabalho objetivo correlacionar as experiências dos Estágios Curriculares Supervisionados, integrante da matriz curricular do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), salientando a importância da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como ferramenta da construção do profissional professor qualificado.
METODOLOGIA:
Inicialmente houve uma pesquisa bibliográfica sobre temas que respondessem ao objetivo principal deste trabalho, a partir da reflexão sobre a questão da importância que o PIBID propiciou no decorrer dos estágios.
Em seguida se foi feita uma coleta de dados, junto à treze, dos quinze bolsistas participantes do subprojeto PIBID/ULBRA – Polo de Santa Maria, que responderam a um questionário constituído por perguntas abertas, buscando obter respostas sobre como estes percebem o PIBID e o estágio.
Após, as respostas foram quantificadas e tabuladas na forma de gráficos, para que assim, fosse possível uma visão clara dos resultados da experiência, em seguida as conclusões foram feitas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O levantamento das informações envolveu a aplicação de instrumento de pesquisa, acerca de aspectos relacionados à temática central como: experiências vivenciadas por bolsistas do PIBID durante ou antes dos Estágios Curriculares Supervisionados do curso de Educação Física.
Ao serem indagados em qual semestre da graduação iniciaram no PIBID, 8% dos bolsistas responderam no 4º semestre, sendo eles os que mais custaram a entrar no programa entre os participantes.
Figura 01: Em qual semestre da graduação iniciou no PIBID?
Este resultado nos leva a entender que a grande maioria dos bolsistas, começaram a fazer parte do programa logo nos primeiros semestres de graduação.
Quando indagados, se já realizaram Estágios Curriculares Supervisionados antes ou depois de ter participado do PIBID, 38% responderam que sim. Então quando questionados sobre as contribuições do programa no desenvolvimento do estágio estes estudantes pontuaram: segurança nas atividades desenvolvidas, vivência de novas experiências, organização e planejamento das aulas (figura 02).
Figura 02: Em que o PIBID contribuiu para o desenvolvimento do seu estágio?
Sobre os principais pontos positivos do PIBID, 54% dos graduandos que participam do PIBID e já realizaram estágios, responderam que o programa possibilita experiência durante a formação profissional. “Experiência para Dewey, é a interação da criatura viva com as condições que a rodeiam. Aspectos e elementos do eu e do mundo qualificam a experiência com emoções e ideias” (BARBOSA, 1998, p. 21).
Figura 03: Os principais pontos positivos do PIBID?
Perguntados se após formados pretendem seguir na profissão docente, 84% falaram que sim.
Figura 04: Após formado pretende seguir na profissão docente?
O que nos leva a entender que a maioria dos bolsistas participantes do grupo tem uma maior aceitação quanto a vocação profissional.
CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Em vista de tudo que foi exposto durante estudo, é possível observarmos que os acadêmicos participantes do subprojeto PIBID/ULBRA – Polo de Santa Maria estão se construindo profissionais que integram teoria e prática, constituindo uma formação educativa ampla, com caráter transversal e inovador, compreendendo a educação formal, não formal e informal, uma vez que os mesmos estão tento a oportunidade de vivenciar à pratica docente desde o início de sua graduação o que acarreta em múltiplas experiências – positivas e negativas – que serão/são de grande valia no desenvolvimento dos estágios obrigatórios.
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
PAIVA, Bruno Rafael Barreiros de; OLIVEIRA, Francisco Assis da Luz; ANJOS, Francisco
Weber dos. Contribuições do estágio supervisionado para as atividades do PIBID. Encontros Universitários da UFCA, n. 4, 2012. Disponível em:
<http://encontros.cariri.ufc.br/index.php/eu/eu2012/paper/view File/1493/963>. Acesso em:
agosto de 2015.