Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
PIBID/ULBRA MATEMÁTICA: PROMOVENDO A CIDADANIA POR MEIO DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NOS PROJETOS JUVENTUDE E EDUCAÇÃO CIDADÃ
Jonata Souza dos Santos, Josiane de Souza Vieira, Rafael Garrido da Silva, Thaís Souza dos Santos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: Prédio 11
Sala: 215
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015

Resumo


Neste trabalho apresentam-se as ações desenvolvidas pelos bolsistas do subprojeto Matemática do PIBID/ULBRA nos Projetos Juventude Cidadã e Educação Cidadã nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Ministro Rubem Carlos Ludwig e Irmão Pedro. Estes Projetos que atendem jovens de 15 a 17 anos e maiores de 18 anos respectivamente, e visam a qualificação social e profissional que privilegia a aprendizagem pela experiência, assim como a formação de saberes necessários à inserção do jovem no Mundo do Trabalho. Os bolsistas atuam nestes projetos por meio da modalidade de docência compartilhada, na qual acompanham o professor titular em sala de aula, auxiliando-o com os alunos. Há momentos, também, em que os bolsistas desenvolvem os planejamentos do PIBID/ULBRA, que visam aliar as atividades aos Temas Transversais, como uma possibilidade de incluir temáticas sociais e articular conhecimentos de distintas áreas do conhecimento. Ressalta-se que todas as atividades desenvolvidas pelo bolsista são acompanhadas pelo professor titular da turma. As atividades foram realizadas durante as aulas de Matemática, sendo trabalhadas questões referentes à leitura e intepretação de tabelas e gráficos, apresentação e discussão sobre os tipos de gráficos, atividades de organização de dados e, a partir deles, construção de tabelas e gráficos relacionados à temática Cidadania. O trabalho desenvolvido alcançou os objetivos estabelecidos, inserindo aos projetos Juventude e Educação Cidadã na discussão sobre cidadania aliado aos conteúdos Matemáticos.