Prédio: Prédio 11
Sala: 215
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
Resumo
O trabalho tem por temática práticas da Dança e a relação com a corporeidade do aluno escolar. As práticas arte/educativas foram aplicadas por bolsistas do subprojeto de Dança da ULBRA – CANOAS - no EMEF David Canabarro, localizado no bairro Mathias Velho, município de Canoas. A escolha temática teve por inspiração a necessidade que a direção da escola em questão e também supervisora do subprojeto de Dança na escola, apresentou dificuldades dos alunos em ter concentração nas disciplinas curriculares. O objetivo do trabalho foi realizar atividades de práticas de Dança envolvendo o corpo e mente do aluno, com foco em potencializar aspectos da corporeidade ligados a concentração e ritmo. A pesquisa levou em conta que o sujeito atua de acordo com as significações criadas, através das vivências sociais, interagindo assim, de forma dinâmica, a partir de transformações constantes na sua maneira de pensar, sentir e agir. O corpo narra historias a partir de rituais, danças e costumes. E a instituição escolar se torna um local onde os alunos mostram seus corpos e registros da sua experiência corpórea, a partir de ações travadas com seu meio ambiente. As duas atividades aplicadas pelas bolsistas do PIBID aos alunos da escola buscaram aperfeiçoar a concentração no aluno e construir uma nova visão sobre a Dança. Os trabalhos ainda estão sendo desenvolvidos, porém se encontram alguns resultados com os alunos, como: melhor desempenho na disciplina de Matemática e uma nova forma de ver a dança, não apenas como exibição do corpo, conforme a mídia, mas com novas dimensões pedagógicas.
Palavras Chaves: Prática da Dança; Corporeidade; Aluno Escolar; Instituição escolar.