Prédio: Prédio 11
Sala: 245
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
Arthur Cardoso Dias¹
Franccesco Soares Corvello²
Marcelo de Souza Silva³
Resumo
O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância da disciplina de Educação Física para formação integral dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Stringhini no município de Guaíba-RS e que são atendidos pelos bolsistas do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), do subprojeto Educação Física da ULBRA. A escola encontra-se em uma região de alta vulnerabilidade, atendendo preferencialmente a população carente que reside no entorno. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o quão importante a Educação Física é para a vida deles, com base nas aulas ministradas pelos bolsistas. Muitas vezes a Educação Física é considerada uma matéria secundária, não tendo a mesma importância de outras como a Matemática, Português e Ciências. Molina Neto (2003) afirma que a Educação Física deve ensinar a cultura corporal do movimento humano, esta cultura não tem um sentido prático tangível e imediato para o desenvolvimento econômico, não sendo fundamental para inserção no mercado de trabalho, sendo assim, em um mundo capitalista, as aulas de Educação Física passam a ter pouca relevância na escola. Porém, percebe-se que a Educação Física trabalha aspectos de fundamental relevância, entre eles podemos citar o respeito às regras, convívio em grupos, trabalho em equipe e principalmente o papel dela na escola como promotora da saúde e qualidade de vida.