Prédio: Prédio 11
Sala: 235
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
RESUMO
O presente trabalho visa a problematizar as interfaces sociais, culturais, afetivas, metodológicas, motoras e cognitivas relacionadas às dificuldades de aprendizagem de um grupo de educandos matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental de uma Escola Municipal na qual se desenvolve um projeto interdisciplinar do PIBID – ULBRA/SJ. O estudo de caso, de natureza qualitativa, parte das ideias de Bogdan & Biklen (2000) para sua construção metodológica. As análises iniciais indicam a importância de ações relacionadas à formação docente a fim de se oportunizar processos de reflexão-análise-ação frente às dificuldades de aprendizagem e dificuldades de ensinagem com vistas há mudanças paradigmáticas e metodológicas calcadas na Teoria Histórico-Cultural. Urge um novo entendimento conceitual acerca dos processos de ensinar e aprender no espaço educativo que promova o desenvolvimento global dos educandos em uma premissa Lúdica, ou seja, que as distintas aprendizagens conceituais decorram de práticas sociais que visualizem as múltiplas linguagens do sujeito.