Prédio: Prédio 11
Sala: 231
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
Apresentam-se, neste trabalho, atividades desenvolvidas por um grupo de bolsistas do subprojeto Matemática do PIBID/ULBRA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil no município de Canoas/RS. As atividades foram desenvolvidas visando trabalhar a leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos explorando a temática transversal Cidadania no contexto e interesse dos estudantes, buscando a aprendizagem sobre e com eles. O conjunto de atividades foi estruturado procurando atender o que está indicado na Matriz de Referência do Sistema Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o tema Tratamento da Informação para o 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, por meio dos descritores: D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas; D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos; D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas ou gráficos; D37 – Associar informações apresentadas em listas ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. As atividades foram desenvolvidas nas oficinas e junto às turmas com docência compartilhada, contemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos inerentes à leitura e intepretação de tabelas e gráficos foram cumpridos considerando: apresentação e discussão sobre os tipos de gráficos; realização de pesquisas de campo; construção de gráficos e tabelas a partir da organização dos dados levantados com as pesquisas; promoção de atividades diferenciadas com o uso da temática transversal. Com o desenvolvimento desta proposta foi possível envolver os alunos em discussões sobre Cidadania aliadas à Matemática, oportunizando a possibilidade da ressignificação de suas ideias e conceitos sobre o assunto.
Palavras Chaves: PIBID; Cidadania; Tabelas; Gráficos; SAEB.