Prédio: Prédio 11
Sala: 213
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015
Resumo
O presente trabalho objetiva relatar os procedimentos teóricos e metodológicos iniciais que subsidiaram a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba, na EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil e na EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental, situadas em Guaíba. O tema abordado foi pertinente aos acontecimentos referentes ao cuidado com o meio ambiente e a reciclagem relacionada com a ética na educação e também a respeito da postura ética frente à sociedade. Durante as observações nas escolas, juntamente com o estudo e conhecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) e nas reuniões com a Supervisão e Direção nos foi sugerido à participação no projeto Hora do Conto com a temática Meio Ambiente e também aulas de reforço com alunos que se encontram com dificuldade no ensino fundamental, desenvolvendo conteúdos programáticos e a ética na sociedade. Tendo como objetivo conhecer a importância da preservação do meio onde se vive; despertar para a conscientização de um mundo melhor, valorizando e respeitando o nosso planeta como um todo; enfocar a reciclagem como uma necessidade de educação e de evolução, desenvolver consciência ética frente à sociedade, formando cidadãos conscientes. A metodologia desenvolvida foi com base na pesquisa, observações nas turmas, conversas e planejamento com a titular de cada turma e a supervisão das escolas, buscando a melhor maneira de como realizar as atividades propostas. Na análise fundamentada dos conteúdos foi possível refletir a importância de compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo, valorizar o respeito ao Meio Ambiente, desenvolver valores que são importantes no cotidiano como: ética, respeito, espírito de equipe, dedicação, trabalho em grupo, respeito às regras e ao próximo. De acordo com as necessidades da escola desenvolvemos o projeto com duas turmas de Pré Escolares e cinco turmas de ensino fundamental. Relatamos como foram os trabalhos, quais contribuições que acrescentamos para os alunos, a importância desta experiência para nossa vida acadêmica, contribuindo assim, com saberes e fazeres da organização da escola, promovendo a integração entre as crianças respeitando o meio ambiente com bons hábitos de convivência e a relação com o outro no meio social.