Papers
TESTES ADAPTATIVOS NO PADRÃO SCORM | |
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa |
SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DE 8ª SÉRIE ENVOLVENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA CIDADANIA | |
Janaína Dias Godinho, Osmar Antônio Cerva Filho, Jjuta Cornelia Reuwsaat Justo, Tania Renata Prochnow, Maria Eloísa Farias |
O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE E O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À QUALIDADE DO IGARAPÉ PRICUMÃ, BOA VISTA/RR | |
Tania Renata Prochnow, Aslheyde da Silva Nunes Uchôa |
A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE TRILHAS VOLTADA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | |
Tania Renata Prochnow, Clarissa de Assis Olgin |
A ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU UTILIZANDO O LABORATÓRIO DE ENSINO APRENDIZAGEM | |
Zenar Pedro Schein, Maria Eloisa Farias |
TEMAS DE INTERESSE NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO COM APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NO COTIDIANO | |
Claudionor Araújo de Oliveira, Arno Bayer |
O ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS COM MATERIAL MANIPULÁVEL E O SABER DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE SEXTA SÉRIE DA E.E.E.M. BAIRRO DO PARQUE | |
Maria Cristina Rullan Maciel, Arno Bayer |
ESTUDO DE CASO DE POSSÍVEIS CAUSAS EXTRA E INTRA-ESCOLARES VINCULADAS AO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA ESTADUAL LEOPOLDO NEVES | |
Eriberto Barroso Façanha Filho, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
O PLANTIO DE MELÕES E PROJETOS DE TRABALHO: UMA PESQUISA REALIZADA NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Giovana Bolsoni, Tania Elisa Seibert |
ANALISANDO A PRÁTICA REFLEXIVA DE ACADÊMICOS DE ESTÁGIO EM MATEMÁTICA | |
Jeferson Fernando de Souza Wolff |
A GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS NOS PRIMÓRDIOS DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL | |
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
AS ESCOLAS JESUÍTAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Silvio Luiz Martins Britto, Arno Bayer |
UM ESTUDO SOBRE A MENSURAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA UTILIZANDO O INSTRUMENTO LASSI (LEARNING AND STUDY STRATEGIES INVENTORY) ADAPTADO PARA O BRASIL | |
Simone Echeveste, Arno Bayer, Sabrina Letícia Couto da Silva, Bruno Grilo Honorio |
GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO | |
Vanderlei Adriano Petry, Carmen Teresa Kaiber |
AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DAS SOCIEDADES SBEM, SBM E SBMAC E DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÕES SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE | |
Wilson Santana da Cunha, Arno Bayer |
SENTIMENTOS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA | |
Jamille Mineo Carvalho de Magalhães, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
O EGRESSO DO CURSO DE MATEMÁTICA DO CESC/UEMA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL | |
Lélia de Oliveira Cruz, Arno Bayer |
GRUPOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL DURANTE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970: REPENSANDO NAS ESCOLHAS ESCOLHAS E SELEÇÕES DE CONHECIMENTO | |
Alexandre Souza de Oliveira |
ANÁLISE DE VÍDEOS, UMA EXPERIÊNCIA EM B-LEARNING: CONSTRUINDO O AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO | |
Lucas Gabriel Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
LIVROS DIDÁTICOS DO GRUEMA: A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FORMA DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA – AGUÇANDO A CURIOSIDADE E DESAFIANDO O SENDO CRÍTICO | |
Alexandre Souza de Oliveira |
PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUBSÍDIOS PARA PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Mariela Valduga, Rossano André Dal-Farra |
INCLUSÃO COGNITIVA EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO COM ESPINHA BÍFIDA | |
Tania Elisa Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Maria Aurelia Noda Herrera |
É POSSÍVEL TRABALHAR A MATEMÁTICA DE UMA MANEIRA INCLUSIVA? UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS | |
Marlise Geller, Osmar Antônio Cerva Filho |
UMA REVISÃO DE LITERATURA RELATIVA AO USO DE SOFTWARES DE MODELAGEM MOLECULAR NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Adriana de Farias Ramos, Agostinho Serrano |
MULTIPLICAÇÃO NOS NÚMEROS NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (SIENA) | |
Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro, Tania Elisa Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLOGICOS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: O CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES | |
Alexandre Souza de Oliveira, Anderson Moraes da Silva, Marcio Adalberto de Campos Junior |
UTILIZANDO O SOFTWARE OPEN OFFICE CALC NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GRÁFICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Bruno Grilo Honorio, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE A PARTIR DA CYBERFORMAÇÃO: UM ENSAIO | |
Denilson José Seidel, Mauricio Rosa |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE O CONTEÚDO DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NOS ANOS INICIAIS | |
Neura Maria De Rossi Giusti, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
O ENSINO DA QUÍMICA ABSORVEU OS REFLEXOS DA ERA DIGITAL? | |
Fabiana Pauletti, Francisco Catelli |
A PRÁXIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE E A CYBERFORMAÇÃO: ASPECTOS TÉORICOS E METODOLÓGICOS | |
Lucas Vanini, Mauricio Rosa |
UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS RELATIVOS À APLICAÇÃO DE SOFTWARES E LABORATÓRIO NO ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS BÁSICOS | |
Luís Paulo Basgalupe Moreira, Agostinho Serrano |
ESTUDOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO SECOND LIFE | |
Silvio Cesar Viegas, Renato Pires dos Santos |
CYBERFORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS | |
Vinícius Pazuch, Mauricio Rosa |
UTILIZANDO JOGO EDUCATIVO COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA O ENSINO DE FÍSICA | |
Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Ana Ceília Togni |
ESTUDO SOBRE AS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Luciana Caroline Kilpp Fernandes, Daniela Cristina Schossler, Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius |
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO | |
Vânia Gomes da Silva Ribeiro, Carmen Teresa Kaiber |
ECONOMIA SOLIDÁRIA NA MATEMÁTICA: CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM FEIRAS DE TROCAS COM ESTUDANTES DE 7ª E 8ª SÉRIE | |
Loraci Maria Birck, Carmen Teresa Kaiber |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Luisa Silva Andrade, Carmen Teresa Kaiber |
UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO | |
Roberta Bernadete Vieira, Carmen Teresa Kaiber |
UMA SEQUÊNCIA DITÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Valmir Ninow, Carmen Teresa Kaiber |
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA CONCEPÇÃO | |
Rodrigo Dalla Vecchia |
NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ISOMERIA: A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD. | |
Agostinho Serrano, Daniele Raupp |
A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS COM YOUTUBE: PENSAR, BUSCAR, ENTENDER, CRIAR...CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Diêmy Sousa Freitas, Mauricio Rosa |
Posters
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: QUAL ENSINAR? | |
Claudio A. de Almeida, Renato P. dos Santos |
EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE IGREJINHA-RS: A REALIDADE ESCOLAR, EMPRESARIAL E SOCIAL | |
Ana Karina Konrath, Maria Eloisa Farias |
REALIDADE NO ESPAÇO VIRTUAL: MICROMUNDOS NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
Jairo Miranda Weber, Renato Pires dos Santos |
ARTICULAÇÃO DA PRÁTICA E DA TEORIA: EXPLORANDO CAMINHOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS | |
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Janaina Freitas dos Santos, Margarete Borga |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA | |
Michelle Santos da Silva, Janaina Dias Godinho, Maria Eloisa Farias, Tania Renata Prochnow |
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: O ENSINO DE FUNÇÕES DURANTE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970 – UM RECORTE HISTÓRICO | |
Alexandre Souza de Oliveira |
VIAGEM AO MUNDO INVISÍVEL: AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Betina Rohsler Bersch, Tomás Salvatori, Odorico Konrad, Rosângela Uhrig Salvatori |
MESTRADO PROFISSIONAL PARA FORMAÇÃO DE DOCENTES: UM LOCUS DE APRENDIZAGEM E (RE)CONSTRUÇÃO | |
Rogério José Schuck, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Marlise Heemann Grassi, Ieda Maria Giongo, Maria Alvina Pereira Mariante, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Miriam Ines Marchi, Silvana Neumann Martins, Ana Claudia Franck, Laura Neumann Dresch, Tatiane Reginatto |
ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS POR MEIO DO PIBID | |
Joana Beuren, Jassanan Maria de Almeida, Morgana Henz, Fernanda Majolo, Matheus dos Santos Rocha, Têmis R. J. Bohrer |
PIBID: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO RURAL | |
Andréia Winder, Giseli Zanatta, Juliano Masiero, Neuza B. Maccali, Tomás Salvatori, Têmis Jacques Bohrer |
EDUCAÇÃO SEXUAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | |
Tanise Rodriguez Avila, Verno Kruger |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS: INVESTIGANDO METODOLOGIAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Rosiane da Silva Rodrigues, Marlise Geller |
JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Daniele dos Santos de Lacerda, Claudia Lisete Groenwald |
A BIOLOGIA NUM CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Emanuelle Pasa, Moisés Gallas, Maria Eloisa Farias, Grace Prá |
UTILIZANDO CALCULADORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ilisandro Pesente, Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Groenwald |
CENARIO DE INVESTIGAÇÃO COM O CONCEITO DA DIVISÃO NO SISTEMA INTEGRADO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (SIENA) | |
Neide Alves Schaeffer, Tania Elisa Seibert, Claudia Lisete Groenwald |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: QUALIFICANDO O PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES | |
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Kelly da Silva Rebelo, Mauren Poças, Simone Soares Echeveste |
ESTUDO DA EMANCIPAÇÃO DE SINAIS MATEMÁTICOS EM LIBRAS COM USO DE TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Henrique Arnoldo Junior, Marlise Geller |
CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
Cristian Douglas Poeta, Marlise Geller |
ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADO E SENTIDO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MÁTEMÁTICO | |
Luciene da Silva Pereira, Carmen Teresa Kaiber |
O SIMULADOR DE POUSO: UM JOGO DE SIMULAÇÃO NO SECOND LIFE PARA O ENSINO DE FÍSICA | |
Renato Pires dos Santos |
PERFIL INVESTIGADOR DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO MARANHÃO | |
Celina Amélia da Silva, Carmen Teresa Kaiber |
O QUE É CIENTISTA? ESTUDO EXPLORATÓRIO COMO MOTIVAÇÃO PARA UM TRABALHO COM PROJETO DE PESQUISA NA ESCOLA | |
Júlio Mateus de Melo Nascimento, Maria Eloisa Farias |
MAS AFINAL, PARA ONDE VAI NOSSO LIXO? A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DE ALUNOS SOBRE O LIXO QUE PRODUZEM E SUA OBSERVAÇÃO EM UMA USINA DE RECICLAGEM | |
Ailim Schwambach |
LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ABORDAGENS DOS SISTEMAS RESPIRATÓRIO E CARDIOVASCULAR | |
Rossano André Dal-Farro, Paulo Tadeu Campos Lopes, Maria Eloísa Farias, Carlos Adalberto Damasceno de Oliveira |
SUBSÍDIOS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS | |
Paulo Tadeu Campos Lopes, Rossano André Dal-Farro |
VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA URBANA DE ENSINO MÉDIO | |
Angélica B. Arce, C. Dameda, Juciane Miorando |