Local da conferência
-
Prédio 014
Prédio 014
-
Sala 240
Sala 240 -
Sala 246
Sala 246 -
Sala 237
Sala 237 -
Sala 238
Sala 238 -
Sala 243
Sala 243 -
Auditório do Prédio 014
Auditório pequeno do prédio 014 -
Saguão do auditório do prédio 014
Saguão do auditório do prédio 014
-
Sala 240
Agenda da Conferência
27-10-2011
13:30
-
O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO COM APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NO COTIDIANO
Sala: Sala 243 -
NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ISOMERIA: A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD.
Sala: Sala 237 -
A ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU UTILIZANDO O LABORATÓRIO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Sala: Sala 246 -
SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DE 8ª SÉRIE ENVOLVENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA CIDADANIA
Sala: Sala 240 -
ESTUDO DE CASO DE POSSÍVEIS CAUSAS EXTRA E INTRA-ESCOLARES VINCULADAS AO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA ESTADUAL LEOPOLDO NEVES
Sala: Sala 238 -
EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE IGREJINHA-RS: A REALIDADE ESCOLAR, EMPRESARIAL E SOCIAL
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
MESTRADO PROFISSIONAL PARA FORMAÇÃO DE DOCENTES: UM LOCUS DE APRENDIZAGEM E (RE)CONSTRUÇÃO
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
SUBSÍDIOS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
MAS AFINAL, PARA ONDE VAI NOSSO LIXO? A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DE ALUNOS SOBRE O LIXO QUE PRODUZEM E SUA OBSERVAÇÃO EM UMA USINA DE RECICLAGEM
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
UTILIZANDO CALCULADORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
REALIDADE NO ESPAÇO VIRTUAL: MICROMUNDOS NO ENSINO DE GEOMETRIA
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
ARTICULAÇÃO DA PRÁTICA E DA TEORIA: EXPLORANDO CAMINHOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS: INVESTIGANDO METODOLOGIAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: QUALIFICANDO O PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
PIBID: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO RURAL
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
ESTUDO DA EMANCIPAÇÃO DE SINAIS MATEMÁTICOS EM LIBRAS COM USO DE TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS POR MEIO DO PIBID
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
PERFIL INVESTIGADOR DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO MARANHÃO
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA URBANA DE ENSINO MÉDIO
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
O QUE É CIENTISTA? ESTUDO EXPLORATÓRIO COMO MOTIVAÇÃO PARA UM TRABALHO COM PROJETO DE PESQUISA NA ESCOLA
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
O SIMULADOR DE POUSO: UM JOGO DE SIMULAÇÃO NO SECOND LIFE PARA O ENSINO DE FÍSICA
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
A BIOLOGIA NUM CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
CENARIO DE INVESTIGAÇÃO COM O CONCEITO DA DIVISÃO NO SISTEMA INTEGRADO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (SIENA)
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
EDUCAÇÃO SEXUAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: QUAL ENSINAR?
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
VIAGEM AO MUNDO INVISÍVEL: AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ABORDAGENS DOS SISTEMAS RESPIRATÓRIO E CARDIOVASCULAR
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: O ENSINO DE FUNÇÕES DURANTE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970 – UM RECORTE HISTÓRICO
Sala: Saguão do auditório do prédio 014 -
ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADO E SENTIDO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MÁTEMÁTICO
Sala: Saguão do auditório do prédio 014
13:50
-
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLOGICOS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: O CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES
Sala: Sala 237 -
O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE E O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Sala: Sala 240 -
TEMAS DE INTERESSE NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Sala: Sala 243 -
ANALISANDO A PRÁTICA REFLEXIVA DE ACADÊMICOS DE ESTÁGIO EM MATEMÁTICA
Sala: Sala 238 -
O ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS COM MATERIAL MANIPULÁVEL E O SABER DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE SEXTA SÉRIE DA E.E.E.M. BAIRRO DO PARQUE
Sala: Sala 246
14:10
-
ANÁLISE DE VÍDEOS, UMA EXPERIÊNCIA EM B-LEARNING: CONSTRUINDO O AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO
Sala: Sala 238 -
CYBERFORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Sala: Sala 237 -
O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS NOS PRIMÓRDIOS DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL
Sala: Sala 246 -
EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À QUALIDADE DO IGARAPÉ PRICUMÃ, BOA VISTA/RR
Sala: Sala 240 -
A GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Sala: Sala 243
14:30
-
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA CONCEPÇÃO
Sala: Sala 243 -
A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE TRILHAS VOLTADA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Sala: Sala 240 -
AS ESCOLAS JESUÍTAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Sala: Sala 246 -
SENTIMENTOS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
Sala: Sala 238 -
A PRÁXIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE E A CYBERFORMAÇÃO: ASPECTOS TÉORICOS E METODOLÓGICOS
Sala: Sala 237
14:50
-
PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUBSÍDIOS PARA PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Sala: Sala 238 -
UM ESTUDO SOBRE A MENSURAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA UTILIZANDO O INSTRUMENTO LASSI (LEARNING AND STUDY STRATEGIES INVENTORY) ADAPTADO PARA O BRASIL
Sala: Sala 243 -
O PLANTIO DE MELÕES E PROJETOS DE TRABALHO: UMA PESQUISA REALIZADA NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Sala 240 -
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE A PARTIR DA CYBERFORMAÇÃO: UM ENSAIO
Sala: Sala 237 -
GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Sala: Sala 246
15:10
-
O EGRESSO DO CURSO DE MATEMÁTICA DO CESC/UEMA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL
Sala: Sala 238 -
O ENSINO DA QUÍMICA ABSORVEU OS REFLEXOS DA ERA DIGITAL?
Sala: Sala 240 -
ECONOMIA SOLIDÁRIA NA MATEMÁTICA: CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM FEIRAS DE TROCAS COM ESTUDANTES DE 7ª E 8ª SÉRIE
Sala: Sala 246 -
UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS RELATIVOS À APLICAÇÃO DE SOFTWARES E LABORATÓRIO NO ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS BÁSICOS
Sala: Sala 237 -
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Sala: Sala 243
15:30
-
MULTIPLICAÇÃO NOS NÚMEROS NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (SIENA)
Sala: Sala 246 -
UTILIZANDO JOGO EDUCATIVO COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA O ENSINO DE FÍSICA
Sala: Sala 240 -
UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO
Sala: Sala 238 -
UMA SEQUÊNCIA DITÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Sala: Sala 237
15:50
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Sala: Sala 238 -
TESTES ADAPTATIVOS NO PADRÃO SCORM
Sala: Sala 237 -
AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DAS SOCIEDADES SBEM, SBM E SBMAC E DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÕES SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE
Sala: Sala 240 -
LIVROS DIDÁTICOS DO GRUEMA: A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FORMA DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA – AGUÇANDO A CURIOSIDADE E DESAFIANDO O SENDO CRÍTICO
Sala: Sala 246
16:10
-
ESTUDO SOBRE AS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sala: Sala 238 -
É POSSÍVEL TRABALHAR A MATEMÁTICA DE UMA MANEIRA INCLUSIVA? UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
Sala: Sala 246 -
UMA REVISÃO DE LITERATURA RELATIVA AO USO DE SOFTWARES DE MODELAGEM MOLECULAR NO ENSINO DE QUÍMICA
Sala: Sala 237
16:30
-
INCLUSÃO COGNITIVA EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO COM ESPINHA BÍFIDA
Sala: Sala 238 -
ESTUDOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO SECOND LIFE
Sala: Sala 237 -
GRUPOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL DURANTE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970: REPENSANDO NAS ESCOLHAS ESCOLHAS E SELEÇÕES DE CONHECIMENTO
Sala: Sala 246
16:50
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE O CONTEÚDO DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NOS ANOS INICIAIS
Sala: Sala 238 -
UTILIZANDO O SOFTWARE OPEN OFFICE CALC NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GRÁFICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sala: Sala 237