Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Eventos ULBRA?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

EDITAL 01/2018-CPEP

Semana Acadêmica dos Cursos CEULM/ULBRA

TEMA: Ciência para a Redução das Desigualdades

** 15 e 16 de maio de 2018 **

 

 

A Coordenação de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação – CPEP torna público o presente Edital 01/2018-CPEP, relativo ao Regulamento da Semana Acadêmica 2018 do CEULM/ULBRA.

A Semana Acadêmica dos cursos do CEULM/ULBRA é um evento anual que acontece no primeiro semestre de cada ano, com a participação de toda a comunidade acadêmica e convidados da sociedade civil e acadêmica do município de Manaus. O Tema da Semana Acadêmica é o mesmo estabelecido para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018, e refere-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n°. 10 das Nações Unidas.

Regulamento da Semana Acadêmica 2018.1

I - Objetivos da Semana Acadêmica

Além de reunir todos os cursos para a troca de experiências, o evento tem como objetivos principais:

  • Oportunizar a apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão voltados para a Redução das Desigualdades;
  • Possibilitar a interação entre a comunidade externa e a comunidade acadêmica do Centro Universitário para o atendimento de necessidades sociais;
  • Desenvolver a cultura da pesquisa e da extensão com objetivos sociais e ambientais;
  • Formar cidadãos com conhecimentos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas: Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos; Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos; Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade; Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

II – Modalidades de Apresentação

A Semana Acadêmica dos Cursos do CEULM/ULBRA cria oportunidades para os discentes apresentarem trabalhos desenvolvidos nas seguintes MODALIDADES:

  • Trabalho de Conclusão de Curso I e II: resultado de pesquisas realizadas para a conclusão do curso.
  • Iniciação Científica/ Pesquisa orientada: resultados de pesquisas, apresentados por alunos bolsistas e voluntários, vinculados a um professor pesquisador.
  • Outros: Participação de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica do CEULM/ULBRA.

 

III - Formas de Apresentação

Os trabalhos de cada modalidade devem ter o acompanhamento de professores orientadores, conforme as seguintes regras:

  1. 1. Trabalho de Conclusão de Curso I e II
  • O TCC I: Sala de aula – Power Point. O apresentador terá de 10 a 15 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.
  • O TCC II: Sala de aula – Power Point. O apresentador terá de 15 a 20 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.

 

  1. 2. Iniciação Científica/Pesquisa Orientada e Outros
  • SALA DE AULA – Power Point. O apresentador terá de 15 a 20 minutos para expor seu trabalho.
  • BANNER – O apresentador terá de 10 a 15 minutos para expor seu trabalho.

 

 

 

IV - Horários das Apresentações

As apresentações de trabalhos da Semana Acadêmica dos Cursos do CEULM/ULBRA ocorrerão nos dias 15 e 16 de maio de 2018, com início às 15h30min e término às 22:00 horas.

Os horários serão distribuídos de acordo com a oferta e demanda de trabalhos a serem expostos e apresentados; e serão divulgados em data próxima à realização do evento.

 

V - Elaboração dos Resumos Expandidos

Para a apresentação de trabalho(s) durante a Semana Acadêmica, o(s) autor(es) deverá(ão) submeter resumo expandido contendo os resultados finais ou parciais de suas pesquisas, conforme os seguintes critérios:

  • O resumo expandido, em português, deverá conter Resumo, Introdução, Metodologia, Fundamentação Teórica, Discussões, Considerações Finais e Referências. Estes elementos não devem aparecer como subtítulos no corpo do resumo.
  • O título do trabalho e o(s) nome(s) do(s) autor(es) deverão ser indicados em campos próprios, não fazendo parte do texto.
  • O texto do Resumo do Resumo Expandido deverá conter no mínimo 150 e no máximo 160 palavras digitadas em linhas corridas, sem parágrafos.
  • Indicar, no campo próprio, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave.
  • Não serão aceitos resumos que não obedecerem aos critérios aqui estabelecidos.

VI – Temas para desenvolvimento dos trabalhos

Os trabalhos desenvolvidos e submetidos à Semana Acadêmica deverão estar de acordo com o tema proposto neste Regulamento e as linhas de pesquisa dos cursos do CEULM, constantes no Anexo A deste regulamento. Conforme as áreas de atuação de seus cursos.

 

VII - Informações Sobre os Banners

Os trabalhos selecionados para apresentação na modalidade pôster devem ser elaborados em banners seguindo o modelo do evento nas seguintes dimensões:

  • Altura: 1,00 m*
  • Largura: 0,80 m*

*Banners em dimensões diferentes das especificadas não serão autorizados.

VIII – Conteúdo dos Banners

Os trabalhos devem ser elaborados respeitando a seguinte estrutura:

Cabeçalho, em destaque: título do trabalho, nome do(s) autor(es), Instituição, Campi e Curso a que pertence(m).

  1. Introdução
  2. Objetivos
  3. Materiais e Métodos ou Metodologia
  4. Resultados parciais ou finais
  5. Conclusão
  6. Referências

Obs.: O conteúdo do banner deverá ser impresso de forma resumida, pois deve conter apenas as informações essenciais.

IX – InscriçõesPeríodo e procedimentos: 02 de abril a 05 de maio

As inscrições de trabalhos na Semana Acadêmica serão realizadas pelo site do evento nas seguintes modalidades:

  • Participante ouvinte - Para os acadêmicos que participarão apenas como participantes das palestras, oficinas e minicursos.
  • Participante autor e ouvinte - Para os acadêmicos que realizarem apresentação de trabalhos (banner, resumo ou Tcc), além de ouvintes em outras atividades de sua escolha.

 

X - Entrega dos Trabalhos

Somente serão expostos os trabalhos que forem entregues nas datas e aprovados pelos coordenadores de curso/professores da banca de avaliação.

 

XI – Carga Horária das Atividades da Semana Acadêmica

A carga horária será de acordo com as atividades, conforme descrição abaixo:

 

  • O aluno que participar da apresentação de trabalhos como ouvinte, receberá 1 (uma) hora de Atividade Complementar para cada banca de apresentação assistida (exceto para apresentações em banner pois é livre).
  • O aluno que apresentar o TCC I receberá 12 (doze) horas, divididas em 6 horas de Ensino e 6 horas de Pesquisa.
  • O aluno que apresentar o TCC II receberá 24 (vinte e quatro) horas de pesquisa.
  • Os alunos que apresentarem projetos de Pesquisa Orientada, Iniciação Científica e outros, receberão 12 (doze) horas de pesquisa.
  • Os alunos participantes da Comissão Organizadora receberão as horas relativas às atividades de atividades em que forem alocados (as) por dia de evento.
  • Outras apresentações terão carga horária definida pela Comissão Organizadora do evento, conforme atividades propostas na programação.

XII - Certificados

Os certificados serão entregues aos apresentadores de trabalhos na data do evento.

Os alunos ouvintes solicitarão os certificados no prazo de três semanas, a partir do término do evento, junto na Central de Atendimento, endereçando o mesmo a Extensão.

Os certificados ficarão retidos por um período máximo de 3 (três) meses, a contar da data do evento. Após essa data os certificados serão descartados.

Receberão certificados somente os autores de trabalhos que estiverem de acordo com as normas do evento.

A apresentação dos trabalhos no prazo estipulado é obrigatória para o recebimento dos certificados.

XIII – Publicação

Todos os trabalhos que forem aceitos, estão desde já, autorizados a passar por banca avaliadora, para publicação em revista Institucional.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Elaboração dos Resumos Expandidos

    Para a apresentação de trabalho(s) durante a Semana Acadêmica, o(s) autor(es) deverá(ão) submeter resumo expandido contendo os resultados finais ou parciais de suas pesquisas, conforme os seguintes critérios:

    • O resumo expandido, em português, deverá conter Resumo, Introdução, Metodologia, Fundamentação Teórica, Discussões, Considerações Finais e Referências. Estes elementos não devem aparecer como subtítulos no corpo do resumo.
    • O título do trabalho e o(s) nome(s) do(s) autor(es) deverão ser indicados em campos próprios, não fazendo parte do texto.
    • O texto do Resumo do Resumo Expandido deverá conter no mínimo 150 e no máximo 160 palavras digitadas em linhas corridas, sem parágrafos.
    • Indicar, no campo próprio, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave.
    • Não serão aceitos resumos que não obedecerem aos critérios aqui estabelecidos.
  2. Informações Sobre os Banners

    Os trabalhos selecionados para apresentação na modalidade pôster devem ser elaborados em banners seguindo o modelo do evento nas seguintes dimensões:

    • Altura: 1,00 m*
    • Largura: 0,80 m*

    *Banners em dimensões diferentes das especificadas não serão autorizados.

  3. Conteúdo dos Banners

    Os trabalhos devem ser elaborados respeitando a seguinte estrutura:

    Cabeçalho, em destaque: título do trabalho, nome do(s) autor(es), Instituição, Campi e Curso a que pertence(m).

    1. Introdução
    2. Objetivos
    3. Materiais e Métodos ou Metodologia
    4. Resultados parciais ou finais
    5. Conclusão
    6. Referências

    Obs.: O conteúdo do banner deverá ser impresso de forma resumida, pois deve conter apenas as informações essenciais.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.