Eventos ULBRA, XIV Salão de Extensão

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OS DESAFIOS DA PRESENCIALIDADE E EVASÃO ESCOLAR NO PERÍODO DO PÓS-PANDEMIA
Ana Caroline Silva, Cássia Menezes, Nikoly Silva, Adriana Gallert

Última alteração: 05-11-2022

Resumo


Este resumo apresenta o projeto de extensão elaborado na disciplina de Projetos Educativos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Luterana do Brasil, no primeiro semestre de 2022, como parte integrante do Programa de Extensão Interdisciplinar denominado Metodologias de Ensino e Aprendizagem. O projeto foi elaborado para ser aplicado em uma escola estadual de ensino médio do município de Canoas – RS.  Em conversa com a diretora da instituição e através de observações realizadas, identificamos que a escola precisava de um projeto para evitar a evasão escolar. O projeto teve como objetivo geral propor ações na perspectiva da permanência dos alunos na escola, fazendo uso de estratégias para incentivar sua assiduidade, envolvendo educadores, família e alunos, esclarecendo a todos sobre a importância da educação formal. A metodologia proposta para envolver os alunos e despertar o interesse deles na escola foi elaborada para ser realizada em cinco etapas: 1ª etapa - pesquisa de satisfação dos alunos com a escola, para poder fazer uma avaliação diagnóstica da situação da evasão escolar e o porquê ela vem ocorrendo; 2ª etapa -  realização de um trabalho junto à equipe diretiva de busca dos alunos que evadiram naquele ano; 3ª etapa - realização de um monitoramento da frequência dos alunos; 4ª etapa - elaboração de uma oficina de memórias sobre os espaços de vida e convivência onde os alunos e a comunidade participam; 5ª etapa - realização de palestras motivacionais para toda a comunidade. A avaliação das ações e dos resultados será realizada de forma contínua ao longo do projeto, por meio de registros de monitoramento de frequência dos alunos e da avaliação diagnostica, bem como da participação e envolvimento da comunidade escolar. Como resultados esperados busca-se obter o interesse dos alunos na escola e a motivação deles em seguir com os estudos, resgatando os educandos que evadiram da escola, trazendo-os de volta ao ambiente escolar. Concluímos que o projeto proposto é de suma importância para encontrar alternativas frente a um problema social que vem sendo enfrentado durante muito tempo nas escolas brasileiras e que tem aumentado no período do pós-pandemia.