Última alteração: 05-11-2022
Resumo
O presente estudo irá relatar uma integração comunitária realizada a partir da disciplina PEI (Projeto Extensão Interdisciplinar) na disciplina de Práticas e Metodologias de Ensino e Aprendizagem em 2022/1° semestre que terá continuidade no Estágio de Gestão 2022/2º semestre, onde será amplificada a vivência educativa integrativa. A atividade de extensão comunitária será realizada na escola EMEF Rio de Janeiro que está localizada na rua Ver. Antônio Ferreira Alves, nº 900 – Mathias Velho do município de Canoas do Estado do Rio Grande do Sul, no qual foi desenvolvido o projeto interventivo no PEI com intuito de ressignificar o uso dos Filtros Digitais nas Redes Sociais numa perspectiva educativa. Na continuidade no Estágio em Gestão será contemplada as especificidades setoriais da escola. Considera-se relevantes tal integração comunitária no que tangência aspectos digitais em que vivemos, pois durante a pandemia foi um recurso educativo amplamente utilizado. A ação comunitária tem como objetivo identificar as demandas a partir dos contextos, oportunizando as vivências educativas e ação de transformação nos processos educativos da escola para conscientizar o uso dos filtros educativos nas redes digitais sociais. Através desta perspectiva a metodologia utilizada foi o construtivismo, pois diante da realidade analisada esta metodologia indica que o sujeito é compreendido como protagonista da construção do seu conhecimento de maneira crítica e reflexiva em relação ao uso das Redes Sociais enquanto processo educativo e transformador. Os resultados obtidos no 2022/1º semestre, foram jornais murais que tiveram grande impacto no ensino e aprendizagem dos alunos da escola, portanto, para esta nova abordagem de extensão comunitária o presente estudo utilizará meios em que possa ter diálogo, trocas de experiências e inovação com o uso das redes sociais numa perspectiva na comunidade educativa entre gestores, professores e funcionários
Palavras-chave: Redes Sociais; Filtros Digitais; Tecnologia; Educação.
¹ Tatiani de Oliveira Proscholdt, tatiani.proscholdt@rede.ulbra.br
² Edson Luis Alves da Silva, edson-isbarrola@rede.ulbra.br
³ Ricardo de Oliveira, ric28295@rede.ulbra.br
4 Leonardo Ribeiro da Silva, leonardoribeiro@rede.ulbra.br
5 Professora Rozimeri Pereira Ranzolin coordenadora do Projeto do curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, rozimeri.ranzolin@ulbra.br