Eventos ULBRA, XIV Salão de Extensão

Tamanho da fonte: 
CULTURA MAKER: SOLUÇÕES DE ACESSIBILIDADE E EMPRESARIAL PENSADAS PARA A COMUNIDADE – PROGRAMA DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Christiano Cadoná

Última alteração: 05-11-2022

Resumo


A proposta do PEI – Cultura Maker: Soluções de acessibilidade e empresarial pensadas para a comunidade, tem como objetivo proporcionar o uso de tecnologias de baixo custo, partindo da Cultura Maker e Design Thinking na construção de soluções criativas, desenvolvimento e prototipagem visando as necessidades da comunidade. Trata-se do segundo PEI do Curso e é constituído por duas disciplinas: Tecnologias Criativas e Laboratório de Criação, tendo como abordagem escolhida o Design Thinking, onde ela prioriza entender o que o cliente precisa/necessita e desenvolver soluções eficientes. Tendo o aluno o conhecimento e experiência adquiridas no PEI comum dos cursos, o segundo PEI, busca desenvolver um produto tecnológico com ênfase na acessibilidade, uso de plataforma de prototipagem eletrônica com conceitos da Cultura Maker na disciplina de Tecnologias Criativas e na disciplina de Laboratório de Criação o uso de linguagens de programação mercadológicas e frameworks para o desenvolvimento de protótipos voltados a comunidade acadêmica. A metodologia proposta terá uma perspectiva investigadora e problematizadora, tendo o acadêmico como ator central no processo de investigação e de solução de problemas. As atividades envolvem alunos, professores e organizações públicas e/ou privadas. Os acadêmicos têm a tarefa de investigar, analisar e apresentar soluções ao problema e/ou oportunidade identificada, utilizando as técnicas do Design Thinking: empatia, definir, idear, prototipar e testar. Tal escolha justifica-se pelas características das interações dos acadêmicos com a comunidade, pois a mesma participa do processo, fornecendo informações, discutindo funcionalidades e validando os entregáveis do projeto proposto. O resultado são produtos voltados à comunidade, como, por exemplo, óculos para deficientes visuais, site para orientação de exercícios para pessoas com deficiência física, portal para adoção de animais, App Saúde na Hora, entre outros.