Eventos ULBRA, XIV Salão de Extensão

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PROJETO VIVER COM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PRESÍDIO ESTADUAL DE CACHOEIRA DO SUL
Jean Rosa Pereira

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


Segundo as Regras Mínimas para o Tratamento de Prisioneiro, a prisão tem finalidade de proteger a sociedade, cabendo ao sistema afirmar quando egressa do Sistema, o ex-detento deve respeitar e trazer retorno para a sociedade. Tendo essa informação percebemos que a vida intramuros é precária no quesito saúde e todo indivíduo tem o direito de educação e ações preventivas de saúde. A população carcerária é uma parcela vulnerável não somente no aspecto social, mas principalmente sobre saúde. Portanto, visando contribuir com a comunidade, foi criado o projeto “Viver com Saúde” no ano de 2017, com o intuito de promover ações educativas e a promoção em saúde dentro do ambiente penal, com alunos do NEJA, uma parceria entre o curso de Enfermagem da ULBRA Campus Cachoeira do Sul com a penitenciária estadual localizada no mesmo município (PECHS). O projeto consiste em um grupo de extensão formado por acadêmicos de enfermagem que se preparam através de estudos dirigidos e, com a supervisão de docentes, nos reunimos promovendo aulas. Os temas são sugeridos pelos detentos, no qual todos eles são pertinentes com o ambiente dos quais vivem, como primeiros socorros, importância da higiene corporal, suporte psicológico e outras temáticas relacionadas à saúde pessoal. O objetivo do projeto foi desenvolver habilidades interpessoais na comunicação e contribuir com a promoção da saúde em ambiente carcerário, visto que esse espaço não possui suporte de cuidado pessoal. Para a preparação das atividades foram realizadas reuniões entre os acadêmicos e professores, onde se deu a divisão dos temas de interesse dos detentos. As aulas compreenderam diferentes temas como, primeiros socorros, saúde mental, monkeypox, diabetes, crises convulsivas e infecções sexualmente transmissíveis, entre outros. Os encontros ocorrem quinzenalmente e cada encontro tem a duração de uma hora. Como recursos para o auxílio das orientações foram utilizados objetos demonstrativos e audiovisuais (retroprojetor). Também foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Após as palestras sempre realizamos uma roda de conversa, onde interagimos e damos o espaço para perguntas, relatos de história de vida, e sanarmos dúvidas gerais. Após a execução do projeto foi percebido uma melhora significativa nos hábitos de alguns apenados e, de forma ampla, pode ser visualizado uma melhora no aspecto físico dos ambientes frequentados por eles, que passaram a ser mais higienizados. Podemos notar que a cada aula ministrada o número de discentes interessados só aumentava, bem como a comunicação interpessoal entre eles e conosco, assim constatando um desfecho positivo para nossas ações. Concluímos que o projeto possibilita aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades de organização, estudo e comunicação, mas além de tudo temos a oportunidade de desenvolver habilidades que nós futuros enfermeiros necessitamos, sendo uma delas o olhar para o outro sem julgamentos. Para os apenados é um momento rico que permite aos mesmos, contato com pessoas extramuros e ainda os beneficia com ações em saúde, prevenção de IST’s e conhecimento para auxiliar seus colegas de cela e a si próprio.

Palavras-chave: enfermagem; penitenciária; educação em saúde.