Última alteração: 19-10-2023
Resumo
Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de intervenção grupal em uma instituição escolar da rede pública de ensino, realizado juntamente a estudantes da modalidade EJA (educação de jovens e adultos). Nosso projeto objetivou que esses educandos pudessem ter maiores expectativas para o futuro e percebessem suas potencialidades para o enlace social, para que dessa forma pudessem entender a importância da educação para o seu futuro no mercado de trabalho e até mesmo, seguirem buscando conhecimento através de graduações, cursos técnicos, entre outros. O projeto visou promover um espaço de circulação da palavra, onde os principais recursos utilizados foram as rodas de conversa com os estudantes, fundamentadas em uma escuta psicanalítica, em dialogo com a psicologia do trabalho. Tais intervenções de grupo foram pensadas para o publico em questão, e para o desenvolvimento do mesmo, foram realizados alguns encontros com esses alunos, podendo se destacar algumas intervenções executadas: rodas de conversa com algumas perguntas sobre o futuro e profissões, dinâmicas relacionadas a perspectiva de vida de cada um e relacionamento com a sociedade. Foi realizada uma pesquisa de satisfação com os alunos ao final da intervenção grupal. Este método tinha como principal objetivo avaliar se os assuntos conversados com eles alcançaram de forma satisfatória o objetivo principal, que era introduzir o assunto da perspectiva do futuro profissional de cada indivíduo. Com base na pesquisa pode-se observar que para grande parte dos alunos, o conteúdo e as dinâmicas abordadas foram de suma importância para reflexão e projeção quanto ao futuro profissional de cada um.