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DIVERSIDADE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS
Última alteração: 17-10-2023
Resumo
Alunos do ensino fundamental frequentemente têm dificuldades em lidar com as diversidades humanas, como etnias, religiões, culturas, orientações sexuais, características físicas e psicológicas em geral. Dentro da sala de aula, essa dificuldade aparece através da comunicação violenta, dos xingamentos e até mesmo no bullying. O objetivo deste projeto foi desenvolver a sensibilização e a conscientização nos alunos de séries iniciais para receber, acolher e relacionar-se com colegas em seu contexto escolar de forma mais assertiva, frisando a importância e a necessidade do respeito com o próximo independentemente das suas diferenças. Foi trabalhada a temática diversidade com alunos de uma turma de 6º ano em uma escola estadual de Canoas/RS. Foram feitas intervenções semanais, totalizando cinco encontros de aproximadamente 1 hora cada, sendo o primeiro encontro uma reunião com a direção escolar onde avaliamos as demandas. No segundo encontro, este agora com os alunos, a fim de gerar vínculo, foi realizada uma dinâmica de quebra gelo. No terceiro encontro foi trabalhado as emoções e como elas surgem no cotidiano escolar. No quarto encontro, através de uma dinâmica com balões e uma representação lúdica com maçãs, abordamos os assuntos de comunicação não violenta e empatia. Como encerramento, no último encontro foi realizada uma roda de conversa sobre desenvolvimento pessoal. Durante o primeiro encontro os alunos estavam agitados e resistentes em participar, com o decorrer das intervenções observamos que eles se encontravam mais calmos e concentrados nas atividades, o que fez com que conseguissem se expressar melhor e falar abertamente sobre seus sentimentos. Os alunos partiram de conflitos interpessoais intensos, que foram se transformando paulatinamente em colaboração mútua.
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