Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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ULBRA: PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM
Kelen Cristiane Ostroski, Júlio César Rodrigues, Alison dos Santos

Última alteração: 14-09-2017

Resumo


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um programa do Governo Federal que objetiva avaliar o desempenho do estudante ao fim da Educação Básica. Oportunizar a preparação para esse exame é importante para a inserção dos alunos nos processos educativos e sociais democráticos, o que pode modificar projetos e trajetórias de vidas pessoais e profissionais. A Universidade Luterana do Brasil - ULBRA consolida em suas ações sociais e educativas uma relação estreita com as comunidades adjacentes, implantando, desde 2007, o Projeto Curso Preparatório para o Enem, oferecido pela extensão da ULBRA/Canoas. O público-alvo são alunos concluintes do ensino médio e egressos oriundos de escolas públicas que necessitam se preparar para a prova do Enem. O projeto tem como objetivo realizar ações educativas contextualizadas, visando ao desenvolvimento de competências propostas pelo Enem. Nesse processo, estão envolvidos todos os cursos de licenciatura da ULBRA e o curso de Ciências Sociais. Os encontros ocorreram aos sábados, com aulas sobre dois componentes curriculares, num espaço de tempo quinzenal. Durante as aulas, a finalidade foi a de propiciar ao aluno o desenvolvimento de seu protagonismo no processo de preparação para a prova. A metodologia aplicada, então, abarcou duas estratégias: aula expositiva e análise das questões das provas do Enem. A parte expositiva da aula foi no sentido de destacar as características das questões, ressaltando a importância de o aluno estar atento a temas contemporâneos (notícias e acontecimentos). Embora com tempo restrito, na exposição do conteúdo, buscou-se sempre indagar os alunos sobre seus conhecimentos prévios como forma de conduzi-los a pensarem, bem como para tornar a aula expositiva mais dinâmica e participativa. Na parte prática, foram apresentadas as questões de prova que, após rápida exposição, foram respondidas pelos alunos. Dando continuidade, o professor analisa cada assertiva, mostrando o porquê das que estão incorretas, não corresponderem à realidade e o porquê da assertiva correta. Esta estratégia propicia a participação destes na resolução das questões, favorecendo a habilidade de aprender a visualizar um problema de diferentes ângulos, discutindo possibilidades de resolução de problemas, incentivando o raciocínio e o uso das diferentes linguagens. Esse desenvolvimento possibilita, de uma forma rápida, a participação dos alunos e a compreensão de elementos importantes acerca dos temas estudados. Uma justificativa diante desta metodologia proposta é que o aluno é preparado para ter o domínio dos conteúdos e ter capacidade de compreensão e entendimento. Com base nas questões do Enem, objetivou-se desenvolver nos alunos diferentes competências. Dentre elas têm-se: a capacidade de compreensão, de reflexão e de crítica. Importante, também, foi o desenvolvimento da competência leitora ampla (análise e interpretação, compreensão) de textos e de enunciados, chamando atenção a possíveis camadas de sentido subjacentes, mas também para o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento e de linguagens. As estratégias de leitura podem instrumentalizar os alunos a resolverem as questões propostas. Do mesmo modo, procurou-se também levá-los a desenvolver outras competências como a de relacionar temas de contextos diferentes e reconhecer indícios que ajudem a levar a resposta correta.  A preparação para o Enem constitui-se em atitude estratégica para a ampliação do acesso ao ensino superior, por meio da possibilidade de participação no ProUni e no PROIES.

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