Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DENTRO DO PROJETO DE EXTENSÃO MANTENDO SORRISOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jéssica Florêncio de Souza, Myrian Christina Corrêa da Camara Hewson Brew, Paulo Oliva de Borba, Flavio Renato Reis de Moura, Priscila Wuttke Rodrigues, Caren Serra Bavaresco

Última alteração: 14-09-2017

Resumo


 

Os projetos de extensão possibilitam a inserção dos acadêmicos na sociedade em diferentes contextos sociais. Dessa forma, proporciona a interação e aplicação da teoria e de todo o conhecimento adquirido na Universidade. Assim, objetivou-se relatar as oportunidades de aprendizado acadêmico durante a realização das atividades executadas no Projeto de Extensão Mantendo Sorrisos. Considerando o processo metodológico do trabalho, este relato de experiência será do ponto de vista de uma acadêmica que participou do projeto na condição de voluntária onde acompanhou as atividades do projeto na sua íntegra pela disponibilidade de horário. Portanto, a vivência aconteceu durante a execução das atividades lúdicas relacionadas à educação em saúde bucal, escovação orientada, exame clínico, registro das atividades nas planilhas de acompanhamento e redação dos encaminhamentos para os responsáveis com as orientações necessárias para a procura do atendimento odontológico. Ainda, durante o semestre foi possível realizar uma reunião com os responsáveis pelas crianças de duas turmas para esclarecimentos sobre a saúde bucal dos escolares. Também durante essa reunião, foi entregue aos responsáveis, de forma escrita, os encaminhamentos para procurarem o atendimento odontológico na ULBRA conforme a necessidade de cada criança que foi examinada durante a execução do projeto. Durante o primeiro semestre de 2017 foram realizadas 10 edições do Projeto, 3 em escolas públicas e 6 em privadas e 1 em um evento no município de Triunfo. A participação efetiva dos acadêmicos de odontologia durante as atividades proporcionou momentos que estimulou a compreensão e a prática de habilidades e competências essenciais para a formação profissional. Além disso, oportunizou momentos/vivências para crítica e reflexão para o processo de transformação da comunidade. Como resultados do trabalho verifica-se que as ações do projeto de extensão Mantendo Sorrisos são de suma importância para o processo de aprendizagem dos acadêmicos do curso de Odontologia, pois permite vivências para a prática: atividades de educação em saúde, anomalias dentárias (Incisivo lateral conóide), de diagnóstico de lesões de boca, identificação de cárie e doença periodontal. Ainda, identificação de traumas dentários e pigmentação melânica na gengiva, distinguindo o normal do patológico. Comcomitantemente, permite aos acadêmicos o exercício de trabalhar em grupo, liderança, pensar na ética profissional (mantendo sigilo das informações), tomar decisões, exercitar a relação profissional-paciente de forma humanizada (respeito ao ser humano), realizar a gestão de pessoas, adequação do vocabulário e atividades relacionadas à prevenção das doenças bucais, ou seja, exercitar a comunicação de forma que as pessoas possam compreender as orientações relacionadas à saúde bucal. O projeto também possibilitou um maior conhecimento sobre a importância do contato com os responsáveis das crianças, onde foi realizado esclarecimento de dúvidas e encaminhamentos para o atendimento odontológico conforme a necessidade de cada criança. Essa aproximação foi excelente para o aprendizado de comunicação e adquirir segurança na relação profissional-paciente. Neste contexto, conclui-se que o Projeto de Extensão Mantendo Sorrisos possibilitou um maior conhecimento sobre a atuação do cirurgião-dentista promovendo saúde, bem como, proporcionou uma visão ampliada do conceito de saúde devido a inserção na realidade da comunidade conhecendo os diferentes contextos sociais. Além disso, foi por meio dessa experiência, na vida acadêmica, que compreendemos a importância do trabalho realizado e direcionado ao público infantil, pois a educação em saúde promove conhecimentos, esclarece dúvidas e previne muitas doenças, agravos e problemas em geral. Assim, observamos a aceitação e interesse das crianças nos assuntos abordados, e os mesmos interagiam conosco e fazendo questionamentos. Também um aprendizado ocorrido, foi no momento da na transmissão de informações sobre a saúde bucal aos responsáveis pelas crianças em reunião previamente agendada. Como último quesito da conclusão, o projeto permite aprender a aprender, ou seja, como o acadêmico deve proceder para participar de eventos científicos, como por exemplo, participar da EXPOULBRA apresentando trabalho.

 


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