Última alteração: 14-09-2017
Resumo
INTRODUÇÃO
A percepção da própria imagem é algo subjetivo, a qual depende de determinados fatores, tal como o observador, a cultura, entre outros. Sabe-se que a autoestima de um indivíduo pode também ser influenciada por determinadas situações que alteram o estado emocional como, por exemplo, o estresse, a depressão e a ansiedade (LAMELA; FIGUEIREDO, 2016; GOMES, 2014), e que os profissionais da área da estética podem contribuir para a melhora da qualidade de vida através de procedimentos que visem o bem-estar. Com base nas informações citadas acima, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a autoestima dos participantes do programa de extensão em Estética e Bem-estar.
METODOLOGIA
No período de março a julho de 2017, os acadêmicos do curso de Bacharelado em Estética e de Tecnologia em Estética e Cosmética realizaram atendimentos de participantes do grupo de apoio a mulheres agredidas, da ULBRATI e alunos das escolas do município de Canoas/RS, com n total da 40 participantes. Os atendimentos foram realizados em sessões de trinta a sessenta minutos, segundo as especificações de cada protocolo. Os atendimentos visavam aos cuidados com a estética facial, corporal e capilar, sempre proporcionando momentos de relaxamento. A avaliação dos níveis de autoestima foram realizadas utilizando a Escala de Rosemberg antes da sessão e imediatamente após, as respostas da escala geraram um dado numérico que ia de 1 até 4, sendo 1 considerado baixa autoestima e 4 autoestima saudável. Os resultados foram apresentados com média ± erro padrão, e a comparação estatística foi realizada pelo Test-T Student não-paramétrico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A insatisfação com a própria aparência tem chamado a atenção de diversos pesquisadores que se interessam pela melhora na qualidade de vida do ser humano (COYLE, 2009; LATZER, STEIN, 2013). A partir dos dados coletados, não foi possível observar resultado estatisticamente significativo entre o pré-tratamento e o pós-tratamento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Embora não haja resultado significativo, os pesquisadores do projeto de extensão em Estética e Bem-Estar continuarão a realizar os atendimentos e se empenhando para melhorar a autoestima dos participantes, uma vez que mais pesquisas acerca do assunto são necessárias.