Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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PROJETO DE EXTENSÃO JOVEM APRENDIZ FEEVALE: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
Amanda Wecker, Betina Ritzel, Fernanda Garcia Secco, Nicole Bonetti, Claudia Maria Teixeira Goulart

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


Na Universidade Feevale a extensão tem como um dos objetivos proporcionar o desenvolvimento e o exercício das habilidades e competências aprendidas ao longo da graduação. Dentre os diversos projetos de extensão, encontra-se o Jovem Aprendiz Feevale, que atende jovens em situação de vulnerabilidade, preparando-os para o ingresso e manutenção no mercado de trabalho de forma autônoma e qualificada. Além de beneficiar os jovens, a participação dos acadêmicos possibilita a integração dos conhecimentos construídos em sala de aula, tornando-os mais significativos a partir da vivência extensionista. O foco deste estudo são os acadêmicos do curso de psicologia, sendo que sua participação se dá de diferentes formas, seja como voluntário, bolsista ou estagiário e sua atuação está ligada principalmente ao desenvolvimento de oficinas de psicologia. O objetivo geral deste estudo é verificar a percepção dos estudantes sobre as contribuições da prática da extensão junto ao Projeto Jovem Aprendiz Feevale, para sua formação em Psicologia. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva que envolveu a coleta de depoimentos de 8 graduandos do curso de Psicologia, que atuaram como estagiários, voluntários e/ou bolsistas no período de 2015 a 2017. Foi solicitado a eles que, com base na sua experiência como extensionista neste projeto, relacionassem aspectos teóricos trabalhados na graduação com a prática vivenciada. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. A partir dos depoimentos dos extensionistas, foi possível identificar os principais componentes curriculares da psicologia que atuaram como ferramentas teórico-técnicas para embasar a prática extensionista. Dentre eles foram elencados: psicologia do desenvolvimento; psicopatologias; ética; técnicas de entrevista e processos de grupos; psicologia social; orientação profissional e desenvolvimento de carreira; psicologia clínica; psicologia institucional e gestão e desenvolvimento de recursos humanos. Considera-se, portanto, que uma gama representativa de conhecimentos estudados e ligados aos diferentes eixos estruturantes trabalhados durante o curso foi integrada através da prática extensionista, proporcionando um campo de experiências e conhecimentos que articulam teoria e prática e estimulam a inquietação intelectual dos alunos.

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