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GÊNERO E SEXUALIDADE: PERSPECTIVAS NA ADOLESCÊNCIA
Amanda Wecker, Raquel Meyer Fagundes Backes, Meisy Reichert Maciel, Isadora Altmayer, Fernanda Vidart, Cláudia Maria Teixeira Goulart

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


No ambiente escolar ocorrem as primeiras delimitações e normas de gênero e sexualidade, também neste local pode-se observar o início de questões de preconceito e humilhação. Assim, torna-se importante que os adolescentes sejam preparados para viver esta fase de maneira a entender os limites e respeito em relação ao outro, a entender seus desejos e seu corpo, a lidar com gênero e sexualidade de maneira sadia e madura. Esta pesquisa foi desenvolvida para a disciplina de Técnicas de Entrevista na Adultez, do curso de Psicologia da Universidade Feevale, contemplando a temática gênero e sexualidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o entendimento de adolescentes participantes do projeto de extensão Jovem Aprendiz Feevale acerca da temática gênero e sexualidade, bem como promover possíveis intervenções neste contexto a partir dos resultados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que envolveu a elaboração de uma entrevista semiestruturada, aplicada em dez alunos do projeto de extensão Jovem Aprendiz Feevale, no ano letivo de 2017, escolhidos por conveniência, com idades entre quinze a dezenove anos, de ambos os sexos, sendo que o conteúdo foi analisado pela Perspectiva de Bardin. Observou-se tanto o desconhecimento dos adolescentes em relação a termos e conceitos sobre sexo biológico, gênero, sexualidade e orientação sexual, quanto a tentativa de formular uma ideia acerca dos mesmos assuntos. A análise também evidenciou, na fala destes jovens, tons de preconceito, que podem ser atribuídos tanto a questões de censura atrelada à cultura ainda com padrão heteronormativo, quanto a desinformação. Além disto, verificou-se que os jovens justificam suas respostas pela aproximação que tem com o tema, seja por se identificarem com as questões, ou por conhecerem alguém que vive algo relacionado à temática. Sendo assim, constatou-se a importância de informações sobre o assunto, que aproximem o jovem desta temática, sendo relevante uma proposta de intervenção neste grupo, com o intuito de abordar o tema de forma explicativa e didática, visando agregar conhecimento social, romper com paradigmas e sensibilizar o grupo a respeito do tema. A disseminação dos resultados deste trabalho visa, sobretudo, colaborar com a elaboração de políticas públicas que contribuam para o rompimento destes paradigmas em nossa sociedade.

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