Última alteração: 25-09-2017
Resumo
Este trabalho apresenta um relato da experiência desenvolvida pelo projeto de extensão universitária “Na Paz: Estratégias para a Promoção da Igualdade Racial e de Gênero nas Escolas”, do Curso de Serviço Social da ULBRA. Este é o sexto ano de implementação do projeto na cidade de Canoas/RS, onde trabalhamos com estudantes da graduação para que realizem oficinas sócio educativas com alunos do ensino médio, estabelecendo uma prática reflexiva e crítica junto aos mesmos, proporcionando a apropriação a respeito das temáticas que envolvem a aplicação do projeto. Para isso, realizamos uma etapa de formação teórica em que são discutidos 4 temas principais: 1) reflexão sobre a cultura de paz e o papel da escola na promoção da igualdade racial; 2) sensibilização a respeito dos papéis da mulher convencionados em nossa sociedade e seus impactos sobre a igualdade de gênero nas escolas; 3) contextualização do racismo no Brasil, trazendo apontamentos sobre os impactos da escravização para o desenvolvimento sócio histórico do país e para a consolidação da cidadania plena deste segmento e 4) discussão sobre os temas e princípios que regem a prática reflexiva em contextos de abordagem coletiva. O processo de ensino aprendizagem ocorre durante todas as etapas de aplicação do projeto, em um movimento dialético de (re) pesar realidades, ações e propostas de intervenção. Como principais resultados temos tido a forte aderência dos alunos à proposta apresentada, que articula os fundamentos de extensão, pesquisa e ensino, o tripé fundante da Universidade brasileira. Esta atividade tem apresentado resultados positivos, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de competências fundamentais para a formação de profissionais comprometidos com a construção de uma nova ordem societária.