Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EXTENSÃO ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA COMUNITÁRIA NA INFÂNCIA
Beatriz Paim, Rosane Santos, Fernanda de Fátima de Lima, Pamela Caroline da Silva Martins, Danieli Ferreira, Edilaine Azevedo, Débora Silva, Alana Weyh, Keterine Rodrigues, Taisa Moreira

Última alteração: 13-11-2017

Resumo


RESUMO

Introdução: No projeto são atendidos bebês e crianças, desde recém-nascido a 4 anos a nível de prevenção secundária e terciária e educação em saúde que apresentam transtornos no desenvolvimento motor e/ou diagnóstico de patologias neurológicas, genéticas, malformações congênitas e ortopédicas traumatológicas. Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento neuropsicomotor e constituição psíquica da criança. O tratamento fisioterapêutico em Estimulação Precoce justifica-se devido a imaturidade do sistema nervoso central e a fragilidade da família, em função do choque provocado pelo diagnóstico ou suspeita de alguma alteração na criança. Assim, quanto mais precoce iniciar o atendimento fisioterapêutico, melhor será o prognóstico, devido a imagem que a família tem do filho e a neuroplasticidade, isto é a capacidade adaptativa do sistema nervoso central em resposta a experiência, pois as conexões neurais estão continuamente sendo estabelecidas e desfeitas e modeladas por vivências. O tratamento fisioterapêutico oferece experiências sensoriomotoras adequadas a criança, promovendo o desenvolvimento psicomotor e melhora da qualidade de vida da criança e da família. Objetivo geral: proporcionar atividade de extensão comunitária de atenção fisioterapêutica na infância com bebês e crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor. Proporcionar a comunidade atendimento fisioterapêutico a bebês e crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor no solo e na piscina. Objetivos específicos: Realizar atendimento fisioterapêutico dos bebês e crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor no solo e na piscina. Avaliar e acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês e crianças. Desenvolver habilidade manual para aplicar métodos e técnicas fisioterapêuticas no manuseio da criança no solo e na piscina. Desenvolver iniciativa, criatividade e autonomia para elaboração dos objetivos e planos de tratamentos fisioterapêuticos. Compreender a importância do brincar no tratamento fisioterapêutico.Proporcionar vivências éticas e atitudes quanto a responsabilidade, pontualidade e assiduidade. Compreender a relação terapeuta-paciente, escutar a criança e sua família. Promover orientações fisioterapêuticas a família. Os acadêmicos do curso de Fisioterapia atendem os bebês e crianças no solo e na piscina na Clínica Escola. As sessões têm duração de 45 minutos uma vez por semana, com a supervisão das professoras fisioterapeutas responsáveis Beatriz Paim e Bibiana Silveira. Palavras - chave: desenvolvimento motor; estimulação precoce; transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor.

Referências: KANDEL, E. Princípios da Neurociência. São Paulo: Manole, 2010.

JERUSALINSKY, J. Enquanto o Futuro não Vem. Salvador: Álgama, 2002.


Texto completo: RESUMO