Última alteração: 26-09-2017
Resumo
O presente relato tem por objetivo abordar a vivência das alunas do curso de Serviço Social, no projeto de extensão universitária “Na Paz: estratégias para a promoção da igualdade racial e de gênero nas escolas”. O mesmo foi desenvolvido pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) no polo de Canoas/RS e foi aplicado no Colégio Estadual Marechal Rondon na mesma cidade. Teve como objetivo promover a igualdade racial e de gênero entre jovens do ensino médio, através da aplicação interativa de um jogo composto por fichas com temas que abordavam a questão da igualdade racial e de gênero. Diante do tema exposto, os jovens emitiam suas opiniões e indagavam sobre suas dúvidas. As alunas participantes do projeto esclareciam as dúvidas e propunham um modo viável para que paz pudesse ser promovida no ambiente escolar. Observou-se nos encontros que os jovens já possuíam algumas informações acerca dos temas debatidos, entretanto, que havia a necessidade de melhores esclarecimentos. Com isso, as atividades serviram para a socialização das informações referentes às leis e garantias de proteção à vida, e sobre os mecanismos de denúncia contra a violação dos direitos humanos. Concluiu-se que este projeto é fundamental para esclarecer, informar e ampliar o conhecimento dos jovens sobre a realidade social e as garantias referentes aos direitos humanos. O momento se mostrou único para os alunos, visto que os mesmos dificilmente possuem outro espaço dentro da escola para debates sobre esses temas. Para as acadêmicas de Serviço Social o projeto agregou conhecimento e experiência em campo, além de proporcionar a construção de conhecimento científico sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens; Igualdade Racial; Igualdade de Gênero;